Fale Conosco
Comprar terreno rural com consórcio: é possível?

Comprar terreno rural com consórcio: é possível?

Postado em: 15/02/2024  

Descubra como conquistar um terreno rural de maneira mais acessível por meio de um consórcio.

Muitas pessoas sonham em comprar um terreno rural, seja para viver em paz no campo, ou para executar tarefas ligadas à agropecuária. No entanto, por se tratar de um investimento de alto valor, muitos interessados se desanimam com as condições oferecidas pelos financiamentos e seus juros exorbitantes.

Considerando esse contexto, existe uma opção que nem sempre é conhecida pelas pessoas e que possui inúmeras vantagens para aquisições desse tipo. Estamos falando de um consórcio rural.

Dito isso, se este assunto te interessou e você deseja saber mais sobre o consórcio, continue conosco. Iremos explicar o que é esse serviço, como funciona e quais as vantagens para a compra de um imóvel rural. Boa leitura!

O que é e como funciona o consórcio rural?

O consórcio é uma modalidade de compra coletiva, onde pessoas se reúnem em grupos com o objetivo de adquirir bens ou serviços, como um terreno rural, neste exemplo em específico.

Funciona assim: as pessoas interessadas procuram por uma administradora de consórcio confiável, simulam os planos da categoria desejada e escolhem aquele de acordo com os seus objetivos. 

A partir daí, cada um desses indivíduos contribui mensalmente com um valor, que corresponde à parcela do consórcio.

A cada mês, ocorrem as assembleias de contemplação. Nesse evento, são sorteados um ou mais integrantes para receber uma carta de crédito. 

Quem for premiado(a), recebe este documento, que possui valor suficiente para a compra de um terreno rural à vista. Esse processo continua até que todos do grupo consigam comprar um imóvel rural.

Como o consórcio pode facilitar a compra de um terreno rural?

O consórcio tem atraído cada dia mais pessoas por ser uma opção mais flexível e acessível financeiramente. Diferentemente dos financiamentos e empréstimos, onde os juros elevam bastante o valor final do bem, no consórcio não há cobrança de juros. 

Além disso, o consórcio para imóvel rural também é excelente para aqueles que possuem dificuldades para se planejar para um objetivo. 

Uma vez que você se tornar um(a) consorciado(a), você saberá exatamente o quanto deverá separar da sua renda, contribuindo com a sua disciplina financeira ao longo do processo.

Quais os benefícios financeiros do consórcio?

Você pôde perceber até aqui que o consórcio para terreno rural oferece muitas vantagens. Para deixar ainda mais claro o quanto essa alternativa pode ser valiosa para você, vamos listar os principais benefícios desse serviço. Confira:

  • A primeira vantagem notável de um consórcio, é que ele não cobra juros e não exige pagamento de entrada, garantindo muito mais economia para a compra de um terreno rural;
  • O consórcio dá liberdade para que o participante escolha o valor da sua parcela e em quanto meses deseja pagar, se adaptando à capacidade de pagamento de cada pessoa;
  • Consegue acesso a crédito para adquirir bens de alto valor, pagando um valor mais acessível por mês;
  • Conta com a possibilidade de ofertar lances nas assembleias para tentar acelerar a obtenção da carta de crédito;
  • Enfrenta menos burocracias no processo de análise de crédito, em comparação com outras linhas de crédito do mercado;
  • Garante tranquilidade ao contratar um serviço que é regulado, fiscalizado e supervisionado pelo Banco Central do Brasil.

Dicas para escolher o terreno rural ideal

imóvel rurais: vários lotes rurais e com marcados com linhas pontilhadas brancas e um símbolo de casa no meio.

Na hora de buscar por um terreno rural, é fundamental se atentar a alguns detalhes para fazer uma escolha satisfatória, afinal, trata-se de um grande investimento. Pensando nisso, separamos algumas considerações importantes. Acompanhe.

Localização e acessibilidade

Primeiramente, é imprescindível escolher uma boa localização para o seu terreno rural. Um imóvel bem localizado lhe permite ter acesso a vários serviços essenciais no dia a dia, como hospitais, farmácias, supermercados, escolas e outros estabelecimentos.

Certifique-se também de que o imóvel rural de interesse seja de fácil acesso, pois isso irá facilitar bastante sua rotina.

Verificação da documentação

A documentação do imóvel rural é outro item fundamental que deve ser analisado minuciosamente. Essa análise permite atestar que o terreno está legalizado, livre de pendências financeiras e outras irregularidades.

Não apenas isto, mas essa verificação evita com que você caia em fraudes imobiliárias, e também assegura que transações futuras envolvendo esse imóvel ocorram sem problemas ou restrições.

Avaliação do terreno rural

Por último, mas não menos importante, há o processo de avaliação do imóvel rural. Nessa etapa, você irá descobrir se de fato este terreno atende a todas as suas expectativas. Para isso, é necessária uma observação mais profunda.

Tente analisar o máximo de detalhes possíveis da região e faça perguntas do tipo: o clima me agrada? Existe abundância de recursos naturais? Este é realmente um investimento sólido e duradouro? Considerar esses fatores te ajudará a fazer uma escolha mais assertiva e livre de arrependimentos futuros.

Exemplos de uso de um terreno rural

Para você que está considerando a aquisição de um terreno rural, é interessante avaliar as formas de utilização desse tipo de imóvel. 

Com o objetivo de facilitar esta tarefa, trouxemos algumas opções que podem te ajudar a visualizar as possibilidades. Veja abaixo.

Agricultura e pecuária

Uma das ideias de uso de um terreno rural é para atividades de agricultura e pecuária. Essa prática possibilita a produção de alimentos orgânicos de qualidade, além de gerar empregos e ajudar a desenvolver a economia local, sem contar que esta é uma ótima maneira de gerar renda consistente para o dono do imóvel rural.

Construção de uma casa de campo

Outra excelente opção é utilizar esse imóvel rural como moradia. Uma casa de campo serve como um refúgio, para fugir de todo o caos, poluição e barulho das grandes cidades. 

Essa escolha permite que os moradores tenham mais qualidade de vida e tenham uma conexão mais próxima com a natureza, que faz tão bem à saúde.

Adquira já o seu terreno rural

Como você pôde perceber, existe uma variedade de opções para se utilizar um terreno rural, desde atividades agrícolas, projetos sustentáveis ou até mesmo para viver em contato com o meio ambiente. E dentre as formas de adquirir esse tipo de bem, nós destacamos o consórcio.

O Consórcio Magalu de imóveis é a melhor opção para quem deseja comprar um imóvel rural. Além de não ter juros e nem entrada, você conta com as melhores condições do mercado, que só o Magalu tem.

Não perca tempo e conheça os planos agora mesmo. Confira nossas novidades no perfil oficial do Instagram.

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas