Fale Conosco
Quanto tempo demora para ser contemplado no consórcio?

Quanto tempo demora para ser contemplado no consórcio?

Postado em: 18/07/2017  

Descubra quanto tempo demora para ser contemplado no consórcio e conheça métodos para aumentar suas chances de contemplação.

Quanto tempo demora para ser contemplado no consórcio? Certamente essa é uma dúvida muito recorrente entre aqueles que pretendem contratar esse serviço. Devido à falta de conhecimento sobre esse procedimento, muitas pessoas acabam perdendo excelentes oportunidades de adquirirem bens de maneira acessível por meio dessa modalidade.

Considerando esse contexto, criamos este conteúdo com o objetivo de te explicar quanto tempo demora para ser contemplado no consórcio. Acompanhe a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto.

Quanto tempo em média demora para ser contemplado no consórcio?

Antes de mais nada, é importante reforçar que não há como prever com precisão quanto tempo leva para ser contemplado no consórcio, pois isso é relativo e pode variar de acordo com alguns fatores. 

Ou seja, não se pode afirmar que você será contemplado(a) daqui a um ou três meses. O que você pode ter certeza é que a sua contemplação acontecerá em algum momento dentro do período vigente do seu contrato.

No entanto, vale a pena lembrar que essa característica do consórcio não deve ser vista como algo ruim. Na realidade, você pode se beneficiar utilizando esse tempo até a sua contemplação para se programar e se organizar melhor financeiramente.

Portanto, se você for uma pessoa que não se importa em aguardar um pouco até atingir sua contemplação, poderá aproveitar vantagens que só o consórcio pode oferecer, como ausência de juros, isenção de pagamento de entrada, liberdade para escolher o prazo e o valor das suas parcelas, flexibilidade para uso do crédito e muito mais.

Como funciona a contemplação de um consórcio?

Para compreender a fundo quanto tempo demora para ser contemplado no consórcio, é necessário que você também conheça as formas de conquistar a sua contemplação e como funciona esse processo. Basicamente, existem duas maneiras disso acontecer: por meio de sorteios ou ofertas de lances. Entenda com mais detalhes abaixo.

Contemplação através de sorteio

No sorteio, todos os consorciados concorrem com chances iguais, por meio do número de suas cotas. O processo do sorteio é realizado pela Loteria Federal de maneira aleatória. Sendo assim, qualquer um pode ganhar.

Contemplação por meio de lance

Quem deseja saber quanto tempo demora para ser contemplado no consórcio vai gostar de descobrir que existem os lances. O lance é uma opção que os consorciados possuem para aumentar as suas chances de contemplação.

Quando um participante dá um lance, ele concorre pelos sorteios e também pelo lance oferecido, tendo assim mais oportunidades de atingir a sua contemplação. Dentro da categoria de lances, existem duas opções: o lance livre e o lance fixo lance livre.

Lance livre

No lance livre, como o nome sugere, os consorciados têm liberdade para ofertar lances livremente com seus recursos próprios, ou seja, a quantia que desejarem. Desse modo, a contemplação será concedida para aquele que oferecer o maior valor de lance dentro daquele mês específico.

Lance fixo

Já no caso do lance fixo, as coisas mudam um pouco. Nele a administradora determina um percentual mínimo que deve ser ofertado pelos integrantes. Dessa forma, participam apenas aqueles que ofertarem esse valor.

Em casos de empate, existem regras específicas que variam entre cada administradora e conforme regulamentos previstos em contrato.

Casal descobrindo quanto tempo leva para ser contemplado no consórcio

Como acelerar o processo de contemplação no consórcio?

Além das informações sobre quanto tempo demora para ser contemplado no consórcio, traremos a seguir dicas valiosas de estratégias que você pode aplicar para aumentar as suas chances de contemplação.

Mantenha suas mensalidades em dia

Quem tem dúvidas sobre quanto tempo demora para ser contemplado no consórcio pode não fazer ideia de como essa dica é importante. O simples fato de não atrasar o pagamento das suas parcelas te ajuda a ter mais chances de alcançar a contemplação. 

Isso ocorre porque, nos consórcios, você só pode participar dos sorteios e ofertar lances se estiver em dia com os pagamentos. Caso contrário, você fica impedido de concorrer nas assembleias, perdendo assim uma grande oportunidade.

Observe o comportamento do seu grupo de consórcio

Analise com que frequência os consorciados do seu grupo oferecem lances e também fique de olho nos valores dos lances vencedores. Observar essa dinâmica te dá uma ideia melhor do ritmo do seu grupo e pode contribuir para você traçar uma boa estratégia.

Utilize o seu FGTS

Pessoas que sonham em ter a casa própria são uma das que mais querem saber quanto tempo demora para ser contemplado no consórcio. A boa notícia é que é possível acelerar essa conquista usando o FGTS no consórcio de imóveis, desde que sejam atendidos todos os requisitos da Caixa Econômica Federal.

Oferte seus lances em momentos estratégicos

Em determinados períodos do ano, pode haver uma quantidade maior ou menor de ofertas. Você pode usar isso a seu favor para aumentar as suas chances de conseguir dar o lance vencedor no momento mais propício.

Quanto tempo demora para ser contemplado no consórcio: vale a pena a espera?

Embora você não consiga prever quanto tempo demora para ser contemplado no consórcio, vale ressaltar que essa é uma das modalidades de crédito mais acessíveis do mercado. Utilizando as dicas que passamos neste conteúdo, você consegue acelerar sua contemplação e adquirir bens diversos de maneira econômica, segura e flexível. O Consórcio Magalu é uma das administradoras que mais contempla clientes. Aproveite as vantagens que só o consórcio oferece e realize o seu maior sonho. Faça uma simulação agora mesmo. Siga o nosso Facebook e acompanhe as nossas novidades.

Tags
Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas