Fale Conosco
Como se planejar financeiramente para os gastos do fim de ano

Como se planejar financeiramente para os gastos do fim de ano

Postado em: 25/11/2020  

Presentes de Natal, ceias, pagamento de impostos anuais, viagens, confraternizações, rematrículas escolares: o fim de ano é uma época marcada não apenas pela renovação de ciclos como também pela chegada de diversos gastos. Por isso, é fundamental se planejar financeiramente e evitar dívidas e outros problemas financeiros.

Então, para aproveitar esse momento sem estresse e para evitar começar o próximo ano endividado, preparamos este artigo para te ajudar a se organizar. Confira nossas dicas sobre como se planejar financeiramente para os gastos de fim de ano.

A importância de se planejar financeiramente para o fim de ano

O fim do ano é uma época bastante representativa e emblemática. Sabemos que ele traz consigo novas oportunidades, aprendizados e a preparação para uma nova fase de vida. 

No entanto, tudo isso, comumente, vem acompanhado de gastos. Embora, mesmo que você esteja contando com a renda extra proporcionada pelo 13º salário, será preciso planejamento para não acabar se endividando e começar 2021 com débitos, atrasos em pagamentos e outros problemas que, rapidamente, podem se tornar uma bola de neve e trazer instabilidade financeira e muitas dores de cabeça. 

Dicas para você se planejar financeiramente para um final de ano mais tranquilo

Por mais que, nesse período, seja comum realizarmos gastos extras, isso não quer dizer que eles não possam ser planejados: na verdade, podem e devem! 

O planejamento é o melhor amigo de uma vida financeira mais estável. Sendo assim, aplique essas dicas para se planejar financeiramente para que possa celebrar com mais tranquilidade e muitas realizações:

1. Evite fazer compras por impulso

Procure não ir às compras sem antes fazer uma lista, contendo exatamente tudo o que você precisa comprar. Ao chegar à loja ou mercado, compre apenas os itens que você listou.

Desse modo, você evita as compras por impulso, que estão entre as maiores responsáveis por gastos excessivos no final de ano.

2. Quando possível, prefira fazer pagamentos à vista

O limite do cartão de crédito pode criar uma sensação falsa de disponibilidade de dinheiro. Também é uma porta de entrada para o endividamento.

Assim, para se planejar financeiramente e evitar começar o ano "no vermelho", opte  fazer pagamentos à vista. Como benefício adicional, muitos estabelecimentos oferecem descontos nessa modalidade, o que faz seu dinheiro render mais no fim de ano.

3. Avalie usar seu 13º para investimento

Uma dos ponto-chave para se planejar financeiramente é não gastar tudo o que receber. Claro, que isso inclui o 13º salário. Esse ganho adicional pode ser uma boa oportunidade para formar um fundo para fazer compras de maior valor em 2021, realizar um sonho, e claro, investir no seu futuro e no de sua família.

4. Não empreste seu cartão de crédito/débito

Você sabia que essa é uma causa comum para os endividamentos? Segundo dados da pesquisa do CNDL/SPC Brasil, 24% dos casos de inadimplência foram causados por empréstimos de nome, especialmente envolvendo cartão de crédito.

Assim, por mais que você confie em amigos ou familiares, lembre-se de que o cartão é pessoal e evite esse risco. 

5. Antecipe suas compras de final de ano

A pressa não é apenas inimiga da perfeição, ela também é inimiga da boa negociação. Deixar para fazer suas compras na véspera de Natal, por exemplo, pode acabar em compras feitas por impulso, decisões erradas e falta de opções. 

Portanto, aproveite que ainda temos um tempinho e comece a se planejar financeiramente e pesquisar. Na Black Friday, por exemplo, você pode encontrar o presente que está procurando por um valor mais acessível do que estará no final de ano. 

6. Experimente se planejar com compra compartilhada

A compra compartilhada é uma das formas de tornar bens e serviços mais acessíveis a um maior número de pessoas sem pesar no orçamento. Ela nos ajuda a programarmos e planejarmos as despesas e, com isso, a ter mais estabilidade e equilíbrio financeiro. Ainda, auxilia a desenvolvermos o hábito de poupar para o futuro.

Um dos melhores exemplos disso é o consórcio. Essa é uma modalidade de compra compartilhada que envolve um grupo de pessoas reunidas em torno de objetivos de vida em comum.

Assim, essa renovação trazida pelo final de um ano e o início de outro, pode representar o momento ideal de tirar velhos sonhos da gaveta e transformá-los em novas metas e realizações — o que você acha dessa ideia?

Na compra compartilhada por meio do consórcio, você poderá, por exemplo, se planejar financeiramente para fazer aquela viagem que sempre quis, para reformar ou adquirir uma casa própria, retomar seus estudos ou realizar o procedimento estético que tanto deseja. Esse é o seu momento de realizar, então comece já a se planejar!

Para isso, baixe o aplicativo do Consórcio Magalu disponível no Google Play e na App Store para conhecer os planos do Consórcio Magalu. Certamente, haverá um plano ideal para planejar a realização de seu grande sonho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas