Fale Conosco
Dicas para evitar gastos desnecessários

Dicas para evitar gastos desnecessários

Postado em: 17/03/2021  

Você sabia que é preciso se preocupar em evitar gastos desnecessários? Afinal, eles  são os principais responsáveis pelo atraso na realização daqueles seus sonhos e objetivos tão almejados. 

Aqueles atos promovidos pelo consumo desenfreado e imediatista, fazem com que produtos e serviços sejam adquiridos sem que haja um planejamento financeiro. Inclusive, principalmente diante do cenário de pandemia causado pela Covid-19, cortar gastos é mais que uma necessidade: é algo fundamental.

No entanto, até mesmo quem toma os devidos cuidados com o dinheiro pode acabar caindo nas armadilhas, não sabendo como evitar gastos desnecessários.

Por conta disso, preparamos este artigo para te ajudar a identificar por onde você pode começar para não ficar endividado ou gastar inadequadamente com coisas supérfluas. Quer conhecer algumas dessas dicas? Então, continue conosco! Vamos lá?

Identifique e entenda como é o seu comportamento

Um dos primeiros passos a serem tomados pelas pessoas que querem ou precisam evitar gastos desnecessários deve ser identificar o seu comportamento. 

Para isso, você precisa refletir se é uma pessoa que planeja as suas compras com antecedência ou se possui um perfil que não conseguem perder uma liquidação, por exemplo.

Saber diagnosticar qual é o seu perfil durante as compras é importante para evitar gastos desnecessários, os quais são promovidos pelos impulsos

Portanto, saiba que, para você conseguir planejar o seu futuro sem dívidas e livre de preocupações desse tipo, ter consciência do seu padrão de consumo e estilo de vida é uma ação fundamental. 

Vá ao mercado sempre com uma lista para evitar gastos desnecessários

Muitas pessoas cometem um erro clássico quando se programam para ir ao mercado: não definem com antecedência o que irão comprar. Com isso, elas acabam correndo o risco de levar algum produto que já possuem em casa e, dessa forma, acabam gerando gastos desnecessários. 

O simples ato de planejar as suas compras pode reverter este cenário. Uma lista, seja de papel ou produzida em algum aplicativo, pode te ajudar a ter um controle maior da sua receita. Isso evita as famosas compras por impulso e ainda faz com que você compre tudo o que precisa.

Reveja os seus pacotes de assinatura 

As ações estratégicas de marketing das empresas são, sem dúvida, muito sedutoras, concorda? Aliás, não é à toa que o número de usuários de plataformas de streaming como Netflix e Amazon têm crescido constantemente. 

No entanto, essas ofertas que parecem irresistíveis precisam ser analisadas com cautela. Afinal, se a ideia é evitar gastos desnecessários é importante que você veja com calma o que realmente é importante e essencial para a sua vida. 

Se questione se é necessário assinar todas as plataformas de streaming. Você utiliza todo o seu pacote de telefonia e internet? Aproveita os canais fechados da sua televisão por assinatura? Enfim, essas são apenas algumas questões para você refletir. Afinal, sem dúvidas, aqui você encontrará boas ideias para evitar gastos desnecessários.

Nesse sentido, uma opção interessante é trocar o serviço oferecido por algum mais barato e que consiga, ainda assim, atender às suas demandas e necessidades. Ou seja, procurar novas alternativas por um custo inferior é uma maneira eficiente para ter um bom planejamento financeiro.

Idealize e planeje os seus sonhos 

Os sonhos são a motivação ideal para evitar gastos desnecessários. Sendo assim, é o momento mais apropriado para você compreender que terá que abdicar agora para poder colher lá na frente e conseguir desfrutar de tudo que você idealizou. 

Em outras palavras, quando você planeja os seus sonhos e objetivos, consegue reduzir aquele consumo imediatista. Afinal, você começa a desenvolver a consciência de que está fazendo isso por uma causa maior.

Faça o seguinte: estabeleça, pelo menos, três sonhos: de curto, médio e longo prazo. Após isso, faça os respectivos orçamentos e identifique qual o valor mensal você terá que poupar para realizar cada sonho planejado. Agindo dessa forma, você vai conseguir priorizar as coisas que possuem um verdadeiro sentido na sua vida.

Invista em um consórcio como alternativa para aquisição econômica

Agora que você conheceu algumas dicas para evitar gastos desnecessários, aqui vai um bônus: investir em um consórcio é a alternativa mais segura para economizar dinheiro. 

Além disso, o consórcio funciona como um investimento e, com isso, pode te ajudar a criar disciplina e educação financeira que lhe capacitará a realizar os seus sonhos sem comprometer seu orçamento. 

Portanto, o consórcio é uma modalidade de compra econômica e planejada com o objetivo de adquirir bens e serviços. E o melhor de tudo: sem pagar juros! Dessa maneira, você pode escolher um plano que mais se adapta à sua necessidade e ao seu bolso. 

Quer conhecer mais sobre o consórcio e como ele pode te ajudar a evitar gastos desnecessários? Então, baixe nosso aplicativo, disponível no Google Play e App Store e simule qual é o plano do consórcio ideal para a realização dos seus sonhos. Afinal de contas, não importa quais são os seus objetivos, o Consórcio Magalu está aqui para te ajudar a realizá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas