A importância da valorização de imóvel e como é feito o cálculo para venda?

A importância da valorização de imóvel e como é feito o cálculo para venda?

Postado em: 04/08/2021  

Vamos combinar que a fama dos imóveis de ser um investimento seguro e rentável é muito conhecida por muitos. Isso se deve porque a valorização de imóvel permite que você venda sua casa ou apartamento por um valor acima do qual você gastou para adquiri-lo.

No entanto, apesar das diversas vantagens de se investir em um imóvel, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre esse tipo de compra por medo de levar prejuízo, embora o valor de uma casa, terreno ou apartamento costuma ser bastante elevado.

Para sanar suas dúvidas e te ajudar a garantir um futuro melhor através do investimento em um imóvel, vamos explicar neste artigo o que é, como funciona e o que influencia a valorização de imóvel.

Em seguida vamos mostrar como é feito o cálculo para venda de um imóvel e quais os benefícios de ter uma casa própria para a garantia de sua renda. Se liga!

Entenda o que é a valorização de imóvel

Com o passar do tempo e por influência de diversos fatores que incluem desde acabamentos e reformas no imóvel à segurança no bairro, os preços de imóveis tendem a aumentar, causando, desse modo, a valorização de imóveis.

Mas o que, afinal, significa essa valorização de imóvel? Ela é nada menos que a elevação no preço de venda do imóvel, que costuma aumentar regularmente e que é acompanhada por diversos setores do mercado imobiliário.

Por isso é comum ouvir que um imóvel é um bom investimento. Isso porque, se realizada com cuidado e com planejamento, a venda de um imóvel pode ser feita por um valor muito acima do qual ele foi adquirido, gerando lucro para seu proprietário.

Além disso, uma casa ou apartamento podem ser também uma fonte de renda, caso sejam alugados, e a valorização de imóveis permite que o valor do aluguel seja ajustado de acordo com a procura e a oferta do mercado e a condição do imóvel.

Como ocorre a valorização de um imóvel?

Reformas, mudanças no imóvel, melhorias e modernização do bairro e da casa/apartamento, tendências do mercado imobiliário… tudo isso influencia na valorização de imóveis e pesa na hora de decidir o preço de venda.

Outros fatores que influenciam diretamente na valorização de um imóvel são:

  • segurança do bairro e região ao redor do imóvel;
  • procura e oferta de imóveis na região;
  • localização;
  • tamanho do imóvel;
  • conservação e condições como vaga de garagem, quantidades de quartos e banheiros, elevadores, varandas, entre outros;
  • documentação.

Dessa forma, é através desses aspectos que interferem na valorização de imóvel é que se define o valor de venda do mesmo. As mudanças e melhorias feitas no imóvel após sua aquisição aumentam o preço de venda, ao mesmo tempo que acidentes e desgastes baixam esse valor.

Vantagens de investir em um imóvel como rendimento seguro

Mesmo que seu sonho seja comprar um imóvel para morar, estar ciente do potencial de valorização de imóvel é essencial para entender se o investimento feito é algo bom e que irá trazer um retorno no futuro.

Isso porque imprevistos e mudanças acontecem e talvez você precise se mudar e, desse modo, vender ou alugar seu imóvel. Outra possibilidade comum, é a vontade de comprar outro imóvel e usar o anterior como entrada ou apenas como uma outra fonte de renda.

Uma alternativa é investir em um imóvel como aposentadoria imobiliária, que consiste em utilizar um imóvel como complemento de fonte de renda após se aposentar

Desse modo, o aluguel se torna uma renda mensal para te ajudar nas despesas ou o preço de revenda de seu imóvel se tornar um valor para garantir uma boa qualidade de vida.

As opções são variadas e é por isso que investir em um imóvel é um rendimento seguro e que trará benefícios a longo prazo

Mas para você saber se o investimento em imóvel é uma boa ideia diante de sua situação financeira, que tal entender como é feito o cálculo para a venda e como a valorização de imóvel pode se tornar sua parceira?

Saiba como é feito o cálculo para a venda de um imóvel

Além da valorização de imóvel, é importante também estar por dentro de como é realizado o cálculo para venda desses bens. Aqui no Brasil não há uma fórmula para calcular o preço exato da valorização de um imóvel. Mas o que se sabe é que a valorização de imóvel gira em torno de 1,23% ao ano. 

Desse modo, para fazer a conta de quanto vale um imóvel, uma boa opção é comparar com os preços de outros imóveis à venda que tenham características similares ao imóvel a ser vendido

Como vimos anteriormente, considerar os fatores como condições do imóvel, localização, segurança, entre outros, possibilita uma noção de quanto vale um imóvel.

Vale ressaltar também que para melhor assertividade dessa conta é necessário se basear no índice de valorização imobiliária. Esse índice de valorização imobiliária pode ser algum dos seguintes:

  • Índice Nacional do Custo da Construção;
  • Índices de Preço ao Consumidor Amplo;
  • Índice Geral de Preços Imobiliários;
  • Índice FipeZap;
  • Índice Geral do Mercado Imobiliário Comercial;
  • entre outros;

Pedir ajuda a uma corretora de imóveis ou a calculadoras online que medem a valorização de imóvel também é uma opção para se definir melhor o valor de venda do imóvel. 

Essas ferramentas também se baseiam em algum índice de valorização imobiliária, desse modo, a conta fica cada vez mais precisa.

O Consórcio Magalu te ajuda a planejar seu futuro

Agora que já explicamos o que é e como funciona a valorização de imóveis, está na hora de você começar a se preparar para este investimento que pode garantir um futuro tranquilo e com boa qualidade de vida.

O Consórcio Magalu se apresenta como a melhor alternativa para adquirir um imóvel sem complicações e dores de cabeça. Apesar do custo alto para a aquisição, o consórcio de imóveis pode resolver esse impasse e facilitar a compra de casas, apartamentos, terrenos ou imóveis na planta e até mesmo comerciais.

Você não precisa pagar juros, e muito menos entrada. E não para por aí, há benefícios que só o consórcio oferece, como por exemplo, até 10% da sua carta de crédito ser usada para o pagamento da documentação do imóvel.

Fácil e descomplicado, o Consórcio Magalu quer te ajudar a realizar seus sonhos. Por isso, que tal dar o primeiro passo para a conquista de seus objetivos? 

Faça a simulação dos nossos planos de consórcios e veja qual é o melhor para realizar seu sonho de adquirir um imóvel. Baixe também o app do Consórcio Magalu, disponível na Google Play ou na App Store!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simule Agora

EM DESTAQUE

Formas de pagamento

Baixe nosso app

Onde Estamos
Uma empresa do grupo
Luiza Administradora de Consórcios Ltda: - CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
Chat Chat