Fale Conosco
Dicas para adquirir um consórcio confiável e evitar golpes

Dicas para adquirir um consórcio confiável e evitar golpes

Postado em: 15/06/2022  

Ao pesquisar formas de adquirir algum bem ou realizar um sonho, é comum a busca por um consórcio confiável, visto que essa é uma opção que possui formas de pagamento mais flexíveis e que cabem no orçamento. 

Entretanto, infelizmente, é sabido que assim como em qualquer outro segmento, existem pessoas com más intenções, dispostas a encontrar alguma forma de dar um golpe e lucrar, destruindo os objetivos de alguém que buscava o consórcio como uma solução para sua conquista.

Levando isso em consideração, este artigo traz os tipos de fraudes mais comuns em consórcios, dicas para você saber como evitá-los e pontos a serem levados em consideração na hora de avaliar a confiabilidade de uma administradora. Continue a leitura!

Confira quais são os tipos de golpes mais comuns que estão sendo aplicados

A ideia de um consórcio confiável, nada mais é do que a junção de um grupo de pessoas que desejam adquirir algum tipo de bem, imóvel, veículo, entre vários outros serviços.

Ao manter o pagamento das mensalidades em dia, o consorciado pode ser contemplado por meio das assembleias mensais, e adquirir poder de compra à vista através da carta de crédito, dessa forma, possibilitando a realização de seus sonhos.

Porém, como visto anteriormente, existem criminosos determinados a aproveitar da desinformação das pessoas, e aplicarem um golpe do consórcio, causando uma grande dor de cabeça e prejuízos.

Veja a seguir os tipos de fraude em consórcio mais comuns de se acontecer.

Promessa de contemplação rápida

Num consórcio confiável, as formas de contemplação ocorrem através de sorteios ou lances nas assembleias, mensalmente. 

Não existe forma de prever se você será contemplado rapidamente. Assim sendo, se alguém lhe prometer isso, desconfie imediatamente. Caso queira aumentar as chances de ser contemplado, em um consórcio confiável você pode ofertar lances

A farsa da aquisição de uma carta de crédito já contemplada

Quando tudo parecer bom demais para ser verdade, repense suas ações. 

Apesar da venda de uma carta de crédito já contemplada ser legal, é preciso ter muita cautela, pois ela só ocorre quando um dos participantes do grupo de um consórcio confiável obteve a carta e optou por sair.

Em casos como esse, a administradora de consórcio deve autorizar essa operação de transferência, podendo haver custos para realizá-la.

Por isso, é extremamente importante checar todas as informações possíveis, para saber se essa carta já contemplada é realmente verídica, e, desta maneira, prevenir que você caia em um golpe e só descubra tarde demais, quando já tiver feito algum pagamento aos estelionatários.

Golpe da administradora cúmplice

Esse tipo de golpe ocorre quando um criminoso possui o contrato de uma administradora de consórcio, e o preenche com os dados completos de algum cliente. 

Quando esse cliente faz os pagamentos a essa empresa, a mesma paga uma comissão ao golpista.

Por conta da conivência da empresa administradora do consórcio, o cliente tem maior dificuldade de recorrer ao perceber o golpe, já que, à primeira vista, tudo parece legalizado.

Contemplou, quitou

Muitos golpistas tentam atrair a atenção das pessoas com anúncios tentadores, com a intenção de fazê-las cair nos mais diversos golpes. Um deles é a promessa de que o cliente quitará o consórcio após ser contemplado.

Vale ressaltar que, num consórcio confiável, o cliente não fica isento do pagamento das mensalidades após ser contemplado. 

Golpe do consórcio inexistente 

Não duvide da capacidade dos criminosos na hora de pensar em formas de aplicar golpes.

Os golpistas podem criar empresas de fachada com o único intuito de captar os recursos dos investidores, com cotas que não existem, e, após isso, desaparecem com o dinheiro.

Administradora de consórcio não autorizada pelo Banco Central

Uma das dicas mais importantes para evitar golpes em consórcio, é verificar no site do Banco Central a lista de instituições autorizadas, reguladas ou supervisionadas pelo órgão. 

Dessa maneira, em conjunto com as outras orientações passadas, é possível ficar mais atento e saber detalhes como identificar uma fraude em consórcio e procurar empresas onde é possível contratar um consórcio confiável.

Agora que você viu alguns exemplos de como os criminosos aplicam um golpe do consórcio, veja algumas dicas de como prevenir-se deles.

Como evitar golpes e escolher um consórcio confiável?

Atualmente, os golpes têm sido cada vez mais elaborados e, com isso, é fundamental estar sempre em busca de informação, para saber escolher uma administradora de confiança e para não cair em armadilhas.

Com o intuito de alertá-lo e evitar cair em golpes em consórcio, confira algumas dicas:

  • Desconfie de ofertas que parecem fáceis demais. Os golpistas tentarão convencê-lo de que essa é a proposta da sua vida, e até farão parecer que trata-se de um consórcio confiável. Não se deixe levar pelas emoções;
  • Verifique se a administradora é autorizada pelo Banco Central e se ela é associada à ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio);
  • Faça uma boa pesquisa pela internet antes de tomar sua decisão. Verifique informações no site da administradora de interesse e veja sua reputação no site Reclame Aqui;
  • Fique atento quando estiver em ligações gravadas com a administradora. Não confirma nada em linha que você não tenha certeza;
  • Leia o contrato com bastante atenção até o final. Fique atento ao valor contratado, às taxas da administradora, às regras de contemplação e à atualização de crédito;
  • Compartilhe essas dicas para evitar golpes em consórcio com seus familiares e amigos, dessa forma, você ajuda a prevenir que eles também se tornem eventuais  vítimas.

Realize os seus sonhos com um consórcio confiável. Conheça mais a seguir sobre o Consórcio Magalu.

O Consórcio Magalu é a escolha certa para realizar os seus objetivos

Com todos esses golpes, é comum ficar apreensivo ao perceber o quanto é normal cair neles. Talvez você esteja se perguntando se o Consórcio Magalu é confiável, e a resposta é sim, com toda a certeza!

O Consórcio Magalu é uma empresa do grupo Magazine Luiza, conhecida em todo o país, regularizada pelo Banco Central e filiada à ABAC. 

Ela possui também o selo RA1000, premiada pelo Reclame Aqui pela excelência no atendimento. Isso reforça o compromisso que o Consórcio Magalu tem em atender seus clientes sempre com respeito, segurança e atenção, além de tirar dúvidas e solucionar problemas que surgirem.

Além disso, o Consórcio Magalu já entregou mais de 350 mil bens, conta com mais de 92 mil clientes ativos em todo o Brasil, atua há quase 30 anos no mercado, e há 11 anos está entre as melhores empresas para se trabalhar no país.

Não restam dúvidas que o Consórcio Magalu é confiável e é a escolha ideal para a realização dos seus sonhos, com mensalidades que cabem no seu orçamento e planos sob medida, de acordo com as suas necessidades.

Veja qual plano é o ideal para o seu caso e escolha um consórcio confiável. Faça uma simulação agora mesmo!

Fique por dentro de todas as novidades e informações sobre os serviços do Consórcio Magalu, baixe o aplicativo do Consórcio Magalu na Google Play ou na App Store.

Agora que você viu dicas de como evitar cair em golpes e como escolher um consórcio confiável, leia e confira também outros assuntos relacionados aqui no nosso Blog do Consócio Magalu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas