Como funciona um fiador no consórcio após a contemplação?

Como funciona um fiador no consórcio após a contemplação?

Postado em: 30/06/2022  

Com o objetivo de diminuir os riscos de inadimplência após a contemplação, o fiador no consórcio é requerido para garantir que o consorciado cumprirá com as obrigações financeiras até o fim do grupo.

Além disso, após contemplado, o consorciado passa por uma análise de crédito para ser comprovada a sua renda de acordo com o percentual a ser pago da cota.

Quer saber como escolher um fiador no consórcio e entender melhor sobre a análise de crédito? Continue a leitura desse artigo para entender bem sobre o assunto. 

Qual a importância de um fiador no consórcio?

Como você viu no início desse artigo, um fiador no consórcio é a garantia de que os pagamentos serão honrados caso surja um imprevisto e o consorciado premiado não consiga cumprir esse compromisso.

Desse modo, caso um imprevisto aconteça, é o fiador no consórcio que se tornará o responsável pelos deveres do contrato. Ele proporciona uma segurança a mais no momento em que se fecha um acordo. 

Sendo assim, é fundamental saber como escolher um fiador no consórcio, pois ele é uma parte necessária para que todo o processo transcorra bem do início ao fim, tanto para o consorciado quanto para a administradora do consórcio.

Confira a seguir algumas dicas de como escolher um fiador no consórcio, para assegurar que a sua contemplação ocorra de forma tranquila e correta.

Fiador no consórcio: como escolher um?

Agora que você viu como um fiador no consórcio é importante e que você precisará de um após ser contemplado, veja essas dicas que listamos para ajudá-lo no momento da escolha. 

Fale com pessoas que são próximas a você

Procure conversar com pessoas que você tenha mais intimidade para ser seu fiador no consórcio, como algum parente ou amigos que você confie.

Por tratar-se de um assunto sério e de responsabilidade financeira, evite falar sobre isso com desconhecidos.

Explique com clareza sobre as responsabilidades 

Tente ser o mais transparente e objetivo possível, ou seja, evite rodeios na hora de abordar sobre esse tópico, assim, você deixa claro para quem for se tornar seu fiador no consórcio sobre todas as obrigações nas quais ele será envolvido ao assumir esse papel. 

Verifique se a pessoa que você irá escolher tem capacidade de honrar com esse compromisso

Sem dúvidas, um dos passos mais importantes é saber se o seu potencial fiador no consórcio é capaz de arcar com os pagamentos em seu lugar, caso você fique sem condições de pagar. 

Diante dessas observações, encontrar uma pessoa para ser seu fiador no consórcio é algo que precisa ser conduzido com atenção e transparência, de modo que todos concordem com seus deveres.

Ademais, também é preciso ter paciência e calma no momento dessa procura pelo fiador,  considerando que nem todos podem estar dispostos a aceitar esse pedido.

Em seguida, você entenderá melhor como funciona a análise de crédito no consórcio e a sua importância, visto que essa é uma etapa que ocorre depois que o cliente é contemplado. 

Conheça os planos de consórcio para realizar seus sonhos

Como funciona a análise de crédito no consórcio?

De modo geral, antes de abrir uma conta em um banco, pedir um cartão de crédito ou realizar um empréstimo, por exemplo, você passa por um processo chamado de análise de crédito.

Esse processo é feito pelas instituições financeiras com o propósito de garantir que você atende aos critérios estabelecidos por elas. 

Embora pareça incômodo ter o nosso perfil financeiro avaliado, esse é um procedimento muito importante para ambas as partes: as empresas minimizam os riscos de sofrer prejuízo com as inadimplências, e os clientes adquirem o crédito de acordo com a sua situação financeira. 

Do mesmo modo, no consórcio essa análise é realizada para certificar de que o valor das mensalidades não ultrapasse 30% dos seus ganhos mensais. Isso ajuda a evitar que você comprometa o seu orçamento com um valor incompatível com a sua renda.

Dicas para não ter a análise de crédito reprovada

Você acabou de acompanhar como funciona a análise de crédito no consórcio, e como essa etapa é fundamental para assegurar que as duas partes num processo financeiro não sofram prejuízos monetários.

Para complementar esse entendimento, separamos dicas para ajudar a prevenir que sua análise de crédito seja reprovada. Anota aí:

  • Administre bem as suas finanças e tenha um bom controle sobre as suas receitas e despesas;
  • Evite atrasar o pagamento das suas contas para que isso não prejudique o seu score de crédito (pontuação utilizada pelas instituições financeiras para avaliar o histórico de pagamento de uma pessoa);
  • Use o seu cartão de crédito com sabedoria e tente pagar suas contas sempre em dia;
  • Evite fazer vários empréstimos e ter muitos cartões, isso pode passar a impressão de que você está sempre precisando de dinheiro ou excedeu o seu limite financeiro;
  • Tente não ter o seu nome negativado. Além de evitar dores de cabeça e estresse, manter o nome limpo é indispensável para permanecer com uma boa pontuação no seu score.

Conseguiu compreender como a análise de crédito no consórcio é essencial para o bom funcionamento de todo o processo? Confira agora onde encontrar a relação dos documentos necessários depois de ter sido contemplado.

Documentos pós-contemplação no consórcio

Os documentos pós-contemplação no consórcio deverão ser fornecidos pelo cliente para que sua carta de crédito seja faturada.

Também é necessário destacar que os documentos pós-contemplação no consórcio diferem para cada tipo de plano que você escolher.  

A lista da documentação necessária para cada categoria de plano, pode ser encontrada na área de “Já sou cliente” ou no aplicativo do Consórcio Magalu, disponível na Google Play ou na App Store.

Conquiste todo tipo de sonho com o Consórcio Magalu

O consórcio é mais barato do que outros meios de aquisição para obter bens ou serviços parcelados, pois o cliente pode escolher um valor de mensalidade de acordo com as possibilidades do seu orçamento, além de não pagar juros e nem entrada. 

Tudo fica ainda melhor quando você pode contar com uma empresa que é especialista nesse segmento, como o Consórcio Magalu.

Estamos no mercado há mais de 29 anos ajudando pessoas a realizar os mais diversos sonhos, através do consórcio de imóveis, veículos, serviços, eletro e móveis. Além disso, temos os melhores prazos e condições do mercado!

Não adie mais os seus sonhos! Faça agora mesmo uma simulação dos planos de consórcio e descubra qual deles deixa você mais perto dos seus objetivos.

Esperamos que esse post tenha esclarecido as suas dúvidas sobre como funciona um fiador no consórcio. Acesse nosso blog e fique por dentro de outros conteúdos relacionados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Simule Agora

EM DESTAQUE

Formas de pagamento

Baixe nosso app

Uma empresa do grupo
Luiza Administradora de Consórcios Ltda: - CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
Chat Chat