Fale Conosco
Motorista de aplicativo: como funciona e quais os benefícios?

Motorista de aplicativo: como funciona e quais os benefícios?

Postado em: 25/01/2024  

Está interessado(a) em trabalhar como motorista de aplicativo? Entenda mais detalhes sobre o assunto a seguir.

Nos últimos anos, o motorista de aplicativo se tornou uma figura indispensável para a mobilidade urbana. A necessidade de deslocamento mais ágil e a precariedade dos transportes públicos também contribuíram para que a demanda de corridas por aplicativo aumentassem significativamente.

Com base nesse contexto, iremos trazer neste artigo diversas informações sobre como funciona o trabalho dos motoristas de aplicativo, e apresentar as grandes vantagens de exercer essa profissão. Acompanhe a leitura!

Como ser motorista de aplicativo?

Para se tornar um motorista de aplicativo, você precisa possuir um automóvel em bom estado, um smartphone e atender a todos os requisitos no momento do cadastro.

O processo para se cadastrar é intuitivo e simples, bastando seguir os passos solicitados na tela. Após preencher os dados e enviar toda a documentação, é só aguardar até que a sua conta seja ativada para começar a trabalhar.

Como funciona?

Na tela do aplicativo escolhido, haverá uma opção para você ficar disponível para receber corridas. Nesse momento, o app irá buscar por passageiros, e assim que encontrar um, aparecerá na tela a rota, a quilometragem e o valor que será pago.

O aplicativo também permite que o motorista se comunique com o passageiro, caso sejam necessárias informações adicionais para a corrida. Isso contribui bastante para que a experiência de transporte seja eficiente e ágil.

Quais são os requisitos para se tornar um motorista de aplicativo?

Muitas pessoas possuem dúvidas a respeito dos requisitos para trabalhar como motorista de aplicativo. Embora os critérios possam variar entre os apps disponíveis no mercado, vamos listar abaixo os principais que você deve cumprir. São eles:

  • CNH definitiva, categoria B, dentro da validade;
  • Deverá constar “Exerce Atividade Remunerada” (EAR) no campo de observações da CNH;
  • Enviar o documento de antecedentes criminais e ser aprovado na checagem;
  • Ter um veículo próprio ou alugado de acordo com os requisitos exigidos pelo aplicativo;
  • Estar com a documentação do veículo em dia (CRLV, IPVA, Seguro, etc.);
  • Ter um smartphone que seja capaz de rodar os aplicativos de maneira satisfatória;
  • Possuir um power bank ou outro meio de carregar o celular durante o dia de trabalho;
  • Contratar um plano de internet com boa cobertura na região em que irá trabalhar.

Vale lembrar que, dependendo do município e do aplicativo, documentos e comprovações adicionais poderão ser exigidas para que o seu cadastro seja aprovado.

Quais são os benefícios de ser um motorista de aplicativo?

Fazer o próprio horário, ter mais flexibilidade, definir o quanto deseja lucrar, essas são apenas algumas das muitas vantagens que os motoristas de aplicativo podem desfrutar ao exercer essa profissão. Acompanhe a seguir os principais benefícios.

Flexibilidade de horário

A primeira grande vantagem de trabalhar como motorista de aplicativo é a liberdade de horários. Diferentemente dos empregos tradicionais, onde é obrigatório cumprir uma determinada carga horária, como motorista de app é possível definir quantas corridas deseja atender por dia.

Essa autonomia é um grande atrativo, pois permite que os motoristas conciliem as corridas com outras responsabilidades, como estar mais disponível para a família, para estudar e até mesmo para buscar por outras fontes de renda.

Potencial de ganhos

Muita gente se frustra no meio corporativo por sentir que não é devidamente recompensado(a) pelos seus esforços. Como motorista de aplicativo, é você quem define suas metas, e quanto mais corridas fizer, maior será seu lucro.

Além disso, os clientes satisfeitos com o seu atendimento podem deixar gorjetas, contribuindo para aumentar ainda mais os seus ganhos.

Conhecer novas pessoas e lugares

Durante a jornada como motorista de aplicativo, você irá explorar diversos lugares e conhecer muitas pessoas, cada uma com suas diferentes vivências e perspectivas sobre a vida.

Esses detalhes enriquecem muito o dia a dia do motorista, e fazem com que essa atividade não seja apenas uma fonte de renda, mas também uma experiência cultural e social.

Ser o responsável pelo próprio negócio

Quem sempre sonhou em ter um negócio próprio, tem a oportunidade de realizar esse objetivo se tornando um motorista de aplicativos. Estando nessa posição, cada decisão tomada irá impactar diretamente nos seus resultados.

Rotina dinâmica

Por fim, outro ponto bastante positivo de trabalhar com os aplicativos é poder fugir da rotina de fazer sempre a mesma coisa todos os dias. Como motorista, cada dia você irá passar por situações diferentes, novos caminhos e atenderá necessidades variadas dos seus clientes, evitando aquela sensação de monotonia.

Quais aplicativos para trabalhar como motorista?

motoristas de aplicativo: uma pessoa com a mão no volante, dirigindo o carro de camisa azul e usando o aplicativo de motorista para encontrar o passageiro.
Agora que você já conhece um pouco melhor sobre o trabalho com aplicativos de transporte e suas vantagens, separamos alguns dos apps mais conhecidos que você pode se cadastrar e começar a faturar. Confira:

  • Uber Driver: o principal e mais renomado aplicativo de transporte urbano;
  • 99 motorista: o segundo app mais solicitado para deslocamento nas cidades;
  • BlaBlaCar: plataforma de carona compartilhada, ideal para atender clientes que precisam fazer viagens mais longas;
  • Lady Driver: aplicativo de transportes oferecido por mulheres para mulheres;
  • inDrive: plataforma de transporte onde os preços podem ser negociados, tanto pelos passageiros, quanto pelos motoristas.

Quais as modalidades de contratação para motorista de aplicativo?

Em sua grande maioria, as atividades executadas por meio de aplicativo são de forma autônoma, ou seja, sem vínculo empregatício. 

Porém, os motoristas podem se formalizar como MEI (Microempreendedor Individual) e desfrutar de diversos benefícios, como INSS, auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, e muitos outros.

Como o consórcio pode ajudar os motoristas de aplicativo?

O consórcio é uma das melhores opções do mercado para quem deseja adquirir um carro e se tornar motorista de aplicativo. 

Nesse serviço, os consorciados contribuem com pagamentos mensais acessíveis, e a boa notícia é que existe liberdade para escolher o prazo e valor de parcela que melhor caiba no orçamento.

Posteriormente, um dos participantes é contemplado e recebe uma carta de crédito. Com esse crédito em mãos, basta escolher o automóvel da marca e modelo que preferir e começar a trabalhar como motorista por aplicativo.

Que tal assumir a direção para o sucesso? Torne-se um motorista de aplicativo

Diante das informações apresentadas neste artigo, podemos perceber que se tornar um motorista de aplicativo abre portas para uma experiência além do trabalho convencional. 

Existe flexibilidade de horários e a oportunidade de gerenciar o próprio negócio. Somado a isso, o consórcio age como uma porta de entrada para esse ramo lucrativo.

Aproveite esta oportunidade para mudar de profissão e alcançar o sucesso financeiro como motorista por aplicativo. 

Faça uma simulação dos planos do consórcio de automóveis do Consórcio Magalu e desfrute das melhores condições do mercado. Não se esqueça de nos seguir no Instagram.

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas