Fale Conosco
Administradora de consórcio: entenda o que é e como funciona

Administradora de consórcio: entenda o que é e como funciona

Postado em: 30/04/2021  

Você já pensou em fazer um consórcio? Essa modalidade de aquisição une um grupo de pessoas (físicas ou jurídicas) que compartilham um objetivo, como a compra de um imóvel, de um veículo, dentre outras. Todo esse processo é organizado por uma administradora de consórcio.

Vale ressaltar que o sistema de consórcios é uma modalidade regulamentada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil (BCB). Dessa maneira, o grande objetivo da administradora de consórcio é garantir que os seus participantes adquiram os seus bens e conquistem os sonhos almejados. 

Vamos entender mais sobre o assunto? Continue a leitura do artigo e tire suas dúvidas!

O que é e o que faz uma administradora de consórcio?

A administradora de consórcio é um CNPJ que presta serviços focados no gerenciamento e na administração de diversos grupos. 

De acordo com a Lei nº 11.795, de 8 de outubro de 2008, A administradora de consórcios é a pessoa jurídica prestadora de serviços com objeto social principal voltado à administração de grupos de consórcio, constituída sob a forma de sociedade limitada ou sociedade anônima”.

Em outras palavras, trata-se de uma gestora dos negócios do grupo, garantindo que os seus interesses e direitos sejam cumpridos. Dessa maneira, a empresa administradora organiza todo o processo, reúne os recursos arrecadados e organiza as assembleias mensais para o sorteio das cartas de crédito.

Qual é a importância de administradora de consórcio?

Para que um consórcio funcione corretamente é preciso que a administradora de consórcio seja uma empresa séria e de qualidade. Afinal, ela garante a saúde financeira do grupo. Por exemplo, se uma pessoa deixa de pagar as parcelas mensais, haveria grandes problemas, concorda? 

Nesses casos, para que ninguém seja afetado, a administradora coloca outro consorciado no lugar daquele inadimplente. Portanto, é essencial ter atenção com a escolha de uma empresa responsável e qualificada no mercado, para garantir que os seus interesses e objetivos sejam alcançados.

Quais são as funções e obrigações de uma administradora de consórcio?

A administradora de consórcio é muito importante para possibilitar a realização dos sonhos dos consorciados. Confira algumas de suas funções:

  • definir as características do grupo;
  • analisar a viabilidade econômica do serviço;
  • considerar o prazo e número de cotistas;
  • determinar os valores do crédito;
  • criar os critérios para atualização do crédito;
  • organizar as assembleias;
  • realizar os sorteios e organizar os lances;
  • conceder ao contemplado a carta de crédito;
  • organizar os recebimentos;
  • cuidar das inadimplências;
  • dentre outras atividades.

Dessa forma, como a administradora de consórcio tem uma série de preocupações e responsabilidades, ela tem o direito de cobrar uma taxa de administração. Afinal, é preciso uma remuneração para organizar todo esse processo.

Como escolher uma administradora de consórcio?

Você notou que a administradora tem um papel importante na organização e no gerenciamento do grupo, concorda? Além disso, a empresa tem uma série de responsabilidades. 

Então, escolher a melhor administradora é fundamental para que todos os seus sonhos sejam realizados e, é claro, evitar que você tenha dores de cabeça no futuro!

Busque o máximo de informações sobre a empresa organizadora para que você escolha a melhor alternativa para o seu investimento. Avalie o histórico da companhia, o atendimento ao público, suporte, número de ativos consolidados, presença digital e muito mais. Isso permite trazer mais segurança aos seus investimentos.

Não se preocupe, conte com o Consórcio Magalu

Agora que você aprendeu tudo sobre o papel da administradora de consórcio, temos notícias boas para te tranquilizar: Nós, do Consórcio Magalu, somos uma empresa que faz parte do grupo Magazine Luiza e possuímos mais de 28 anos de experiência realizando sonhos. Veja alguns dados importantes:

  • é possível ter acesso ao consórcio nas mais de 1.300 lojas Magalu;
  • já ultrapassamos a marca de 380 mil bens entregues;
  • contamos com mais de 80 mil clientes ativos;
  • somos afiliados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC);
  • somos fiscalizados e regulamentados pelo Banco Central do Brasil;
  • conquistamos com frequência o primeiro lugar no Prêmio Reclame Aqui de Atendimento;
  • temos reconhecimento do Great Place To Work;
  • Possuímos o selo RA1000 de excelência em atendimento.

Invista no Consórcio Magalu para realizar todos seus sonhos

Investir no consórcio só traz vantagens para realizar os seus sonhos. Para te ajudar nessa trajetória, nós, do Consórcio Magalu, podemos te dar uma mãozinha. Afinal, somos experts no assunto. Que tal concretizar os seus objetivos com a nossa ajuda?

Com o Consórcio Magalu você pode adquirir diversos bens e serviços, seja carro, casa, apartamento, cirurgia plástica, moto, viagens e muito mais! Afinal, #ÉPRATUDO!

O que você achou do nosso conteúdo sobre a administradora de consórcio? Gostou? Se você curtiu e quer simular o valor total da realização do seu sonho, aproveite e conheça os nossos planos de consórcio aqui. Além disso, aproveite para baixar o nosso aplicativo na Google Play ou App Store.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas