Entendendo o reajuste: O que é reajuste de crédito?

Entendendo o reajuste: O que é reajuste de crédito?

Postado em: 28/06/2021  

Você com certeza já leu ou assistiu uma matéria que fala sobre reajuste de crédito e de valores de certos produtos como gasolina, botijão, energia elétrica… Isso ocorre e é comum porque todos os setores da economia precisam fazer a correção dos valores de seus produtos e serviços para ficarem atualizados em relação ao mercado

Dessa maneira, sempre devemos ficar atentos às correções de valores que possam afetar investimentos e até mesmo compras planejadas

Mas como esses reajustes são calculados? Quais são os índices que definem quanto e quando cada produto deve receber reajuste de crédito? Como essas correções interferem nas suas compras e investimentos?

Para sanar suas dúvidas, montamos neste artigo um guia do reajuste para você entender o assunto afundo. Boa leitura!

Reajuste de crédito: como a correção de valores afeta nosso cotidiano

A crise econômica fez com que os preços dos itens de supermercado aumentassem. Assim como, a bandeira vermelha significa que a sua conta de energia vai ficar mais cara. Todo dia, lidamos com correções de preços e reajuste de créditos causadas por diversos fatores econômicos e até mesmo sociais. 

O impacto da pandemia e do aumento do dólar nos preços de produtos e serviços

A pandemia da Covid-19, por exemplo, influenciou no aumento do preço do gás, já que este é diretamente ligado ao preço do petróleo, que vem sofrendo impactos desde o ano passado. Se o petróleo fica mais caro, o gás de cozinha também tem seu preço corrigido e a diferença é vista rapidamente pelos consumidores.

Entretanto, o reajuste tem que ser feito para que ninguém na linha de produção desses itens seja prejudicado. Se o revendedor de botijões compra seus produtos mais caros do fornecedor, ele tem que aumentar o preço de venda para não ficar no prejuízo.

Outro fator que influencia no reajuste de crédito e na correção de valores é a cotação do dólar. O preço de muitos produtos depende do valor de sua importação. Se o dólar aumentar, os produtos também seguem essa tendência e o reajuste precisa ser feito. 

O índice de correção, desse modo, é muito influenciado por fatores sociais, como pandemia, e econômicos e de mercado, como a alta do dólar. Para medir o reajuste dos produtos e serviços, no entanto, há indicadores que orientam e influenciam nessa correção de valores. 

O que é o IGPM e como ele é calculado?

Divulgado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas, o Índice Geral de Preços - Mercado (IGPM) é um índice de correção que funciona como indicador de reajuste de tarifas públicas, entre elas energia e telefonia, contratos de prestações de serviços e contratos de aluguéis.

O IGPM tem como objetivo registrar a variação de preços do mercado e utiliza como base os preços coletados entre o dia 21 do mês anterior e o dia 20 do mês atual. No cálculo do IGPM são os valores de itens como vestuário, transporte e comida.

Entenda o que é o Índice Nacional de Custo de Construção (INCC)

Também calculado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas, o INCC é o Índice Nacional de Custo de Construção. O objetivo do INCC é registrar o aumento dos custos de itens utilizados em construções imobiliárias financiadas.

Para isso, o INCC leva em consideração a variação de preços de itens e serviços como materiais de construção, equipamentos e mão de obra. Através deste índice que se calcula o valor necessário para construir uma moradia aqui no Brasil.

E o que seria reajuste no consórcio?

Quando o cliente contrata um plano de consórcio, ele tem em mente o valor do produto ou serviço que ele irá adquirir quando contemplado. É importante frisar que esse bem móvel, imóvel ou serviço, através das correções do mercado, tendem a se valorizar e precisam do reajuste de crédito.

Por exemplo, você contrata um plano de consórcio para adquirir um carro de R$45 mil. Com o passar dos meses e até mesmo anos, o mesmo modelo de carro que você pretendia comprar pode ter seu valor aumentado por causa da sua valorização e passa a custar digamos que R$50 mil no prazo de um ano.

Desse jeito, se você for contemplado com a carta de crédito com o valor original de R45 mil, você não irá conseguir comprar seu carro, pois o preço dele aumentou com o passar do tempo.

O reajuste de crédito serve para que o valor pago pelo consorciado durante seu plano de consórcio não fique desvalorizado diante do produto escolhido. Assim, o cliente continua com seu poder de compra.

Neste artigo, explicamos direitinho como é calculado o reajuste no consórcio

Vale ressaltar que diferente de um financiamento que também ocorre as interferências dos índices de correção do mercado, um consórcio se torna a opção mais econômica porque ainda sim, não cobra juros. 

Estamos à disposição para te ajudar na sua conquista

Aqui no Consórcio Magalu, realizamos a correção no mês de outubro e o novo valor dos créditos é aplicado a partir da assembleia do mês de outubro.

Nós do Consórcio Magalu prezamos por transparência, segurança e credibilidade. Dessa forma, estamos sempre preocupados em facilitar a conquista dos brasileiros com planejamento e economia. 

Agora que você já sabe o que é a correção de crédito e os detalhes sobre seu impacto no consórcio, aproveite para conhecer nossos planos de consórcio. Dá para comprar casa, carro, moto e contratar serviços que irão mudar sua vida sem pagar juros.

Baixe também nosso aplicativo disponível na Google Play ou na App Store para acompanhar as novidades da realização do seu sonho bem na palma da sua mão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  1. Queria poder cancelar meu consórcio,mas infelizmente vocês não reembolsa o cliente logo leva um tempo maior pra ser reembolsado.

    1. Olá Gildasio, tudo bem?
      Sentimos muito, por esse seu sentimento!
      Estamos torcendo que você será contemplado em breve!

  2. Então vai ter dois aumento no ano em se fala que e só um por ano e quer dizer se eu já fui contemplado eu vou receber a diferença das parcelas já que o valor vai aumento como o dólar mais caro eu vou receber essa diferença

    1. Olá Eduardo, tudo bem?
      Vou te explicar um pouquinho sobre o reajuste ok.
      O reajuste anual impacta diversos setores da economia e as correções são essenciais para manter os valores de produtos e serviços atualizados, sendo assim ele ocorre apenas uma vez ao ano conforme está em seu contrato.
      Qualquer dúvida estamos a disposição Eduardo.

  3. Dois aumento por ano quer dizer que vou ter direito a receber essa diferença em mercadoria se no contrato diz aumento das parcela a correção e uma por ano agora quer cobrar duas

    1. Olá Eduardo, tudo bem?
      O reajuste anual impacta diversos setores da economia e as correções são essenciais para manter os valores de produtos e serviços atualizados, sendo assim ele ocorre apenas uma vez ao ano conforme está em seu contrato.
      Qualquer dúvida estamos a disposição Eduardo.

  4. Se o vendedor tivesse me falado tudo isso que esta citado acima nao teria feito o consórcio , pois fui enganado com a promessa de que as parcelas seriam fixas e não eram como eu dei quase a metade do valor do carro no lance pra pegar o mesmo acho injusto , pois meu carro não valorizou quase nada e as parcelas subiram muito , mais ta bom fui confiar esse é o preço a se pagar

    1. Boa tarde, Rodney! O Consórcio Magalu preza muito a transparência com os clientes e sempre visa o esclarecimento sobre todos os assuntos.
      No sistema de consórcios temos o reajuste anual para que todos tenham o mesmo poder de compra, seguindo o índice IGPM. Este reajuste também pode variar de acordo com o plano contratado, como por exemplo o progressivo, onde o valor não é dividido por igual entre as parcelas.
      Lembrando que o IGPM é um índice composto pelo IPA, IPC e INCC. Sua utilização mais frequente é em aluguéis, imóveis, energia elétrica, entre outros contratos.

  5. Boa noite estamos numa situação delicado a gente não está conseguindo pagar o consórcio 😔😔

    1. Olá Moacir, tudo bem?
      Olha Moacir, nós entendemos e sentimos muito, peço por gentileza que entre em contato pelo nosso WhatsApp 11 97590-9885
      Por lá encaminhe seus dados como CPF, grupo e cota nossa central de relacionamento lhe aguarda.

    1. Olá Roque, tudo bem?
      Nos encaminhe seus dados como CPF, GRUPO e COTA através do nosso WhatsApp que nossa central de relacionamento, entrará em contato contigo em breve.
      Segue o número abaixo.
      11 97590-9885

  6. Não comprarei nem um palito de dente nas empresas da Magazine Luiza e nem minha família, todos estamos em campanha para q nossos amigos e conhecidos tbm Deixem de comprar.
    Terminarei o quantos antes de pagar as devidas compras e todos os cartões também serão cancelados.
    Nossa bandeira é sagrada!

    1. Boa tarde Marcio, sentimos muito pela sua insatisfação, você pode nos contar o que aconteceu? Como podemos te ajudar?
      Estamos a sua disposição.

  7. Bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla não é agora de almenta as prestações eu sempre pago certo não atraso

    1. Olá Joel, tudo bem?
      Vou te explicar um pouquinho a respeito do reajuste ok.
      O reajuste anual é a correção dos valores de seus produtos e serviços para ficarem atualizados em relação ao mercado, seja saneamento básico, aluguel, botijão de gás mantimentos para casa e até mesmo o consórcio.
      Joel se ainda ficou com alguma dúvida a respeito do reajuste, entre em contato conosco, pelo nosso WhatsApp 11 97590-9885.

  8. Quero saber apenas quanto vai ser minha parcela do consórcio depedendo do valo não vou conseguir pagar isdo somente muito sem contar que já faz mais de 3 anos que pago e nem si que foi contemplado acho que não tem nada de sorteio vc Só ganha si dar lance mesmo.

    1. Olá João, tudo bem?
      João não desista estamos torcendo por você, você será contemplado e realizará seu sonho!
      Acredite, você fez o consórcio por um propósito, um planejamento financeiro, para o bem estar da sua família.
      Vai dar tudo certo!!!

  9. Então o nosso reajuste do consorcio é calculado pelo IGPM no mês de setembro?
    Mas é bom refletir um pouco sobre nossa realidade, inflação, salarios sem reajustes, e tudo o que a pandemia causou. pois esses reajustes, pode causar muitas desistências do consorcio.

    1. Olá Leonardo, tudo bem?
      Olha, estamos em processo de AGE para alterar o índice de reajuste IGPM para o IPC- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, justamente para que todos tenham o mesmo direito, sendo assim estamos em processo de votação.
      Ficamos gratos pela sua análise no nosso conteúdo.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  10. Pra ser sincero qualquer reajuste sem eu está com meu bem na mão tô fora pagando minhas parcelas em dias e nada ofertando os lances alto todo o mês e todo blá blá,dei preferência pra o consócio da magalu infelizmente estou totalmente insatisfeito ,fui contemplado uma vez em sima da pandemia fiquei em seguro mais não vem ao caso era pra já ter sido contemplado de novo quero ver e a credibilidade do consórcio até o momento sei que tem até aqui pra estou insatisfeito pagando parcelas altíssima sem meu bem em mãos espero o maís breve possível se contemplado pelo contrário reajuste não aceito .

    1. Olá Gilson, tudo bem?
      Sentimos muito pela sua insatisfação e entendemos por completo suas palavras, o reajuste anual não depende apenas do Consórcio Magalu, porém nós estamos torcendo para que você seja contemplado o mais breve possível, consiga realizar seu sonho e de sua família!

    1. Obrigado Tercio!
      Acompanhe nossas matérias aqui no blog que toda semana temos novidades para você!

  11. Para quem ja foi contemplado sobe também, e quanto por cento vai subir a carta de crédito.

    1. Olá Paulo, tudo bem?
      Olha, para os contemplados também há o reajuste, lembrando que o consórcio é uma poupança compartilhada, desta forma todos os integrantes também tem o poder de compra.
      Para que possamos analisar em qual segmento você deseja saber, peço por gentileza que nos encaminhe seu telefone de contato com DDD via Instagram, ou se preferir, pode ser através do nosso WhatsApp 11 97590-9885.

    1. Olá Caio, tudo bem? Vamos te explicar um pouquinho sobre o reajuste, ok?
      No sistema de consórcios trabalhamos com o reajuste anual para que todos tenham o mesmo poder de compra, seguindo o índice IPCA. Este reajuste também pode variar de acordo com o plano contratado. Caso você tenha alguma dúvida quanto a isso nos envie seu telefone via whatsapp 11 97590-9885 para entrarmos em contato contigo! Qualquer dúvida estamos à disposição =)

  12. Estou me sentindo lezado,pois fiz o consórcio para moto. Plano 75 -25 fui contemplado com o lance embutido de 15% paguei 1800 reais para ter uma carta de 15300reais .Agora aumentou minha parcela quase 10% ,sendo q o bem Q vou adquirir vai desvalorizar com o passar do tempo .

    1. Olá Edson, tudo bem? Vamos te explicar um pouquinho sobre o reajuste, ok?
      No sistema de consórcios trabalhamos com o reajuste anual para que todos tenham o mesmo poder de compra, seguindo o índice IPCA. para que possamos te explicar sobre o seu plano e seu reajuste pelo por gentileza que nos encaminhe seus dados através do nosso whatsapp 11 97590-9985 assim conseguimos entrar em contato contigo! Qualquer dúvida estamos à disposição =)

  13. Já fui contemplado e tô pagando um valor bem mais alto gostaria de saber se vou ter direto tbm a o reajuste já que os que ainda não foram contemplado terá um valor maior a pegar no final do plano???

    1. Olá Clayton, tudo bem?
      Para que possamos tirar todas suas dúvidas a respeito do seu grupo e a valorização do seu crédito, peço por gentileza que nos informe no privado seu grupo, cota e CPF juntamente com seu telefone de contato com DDD, ou se preferir pode nos informar via whatsapp 11 97590-9985, estamos a disposição. =)

  14. Ja fui conteplado e comessei pagando 1500 de parcelas e menos de 2 anos de consórcio ja estou pagando 1.874 73 e fis em 60 parcelas ja paguei 20 parcelas e quero saber te no fim das parcelas quanto vou estar pagando e se minha carta de credito e 75mil dei 25 do valor no lance e era pra ser parcelas fixas de 1500 reais como vou rever no final das 60 parcelas e quanto vai custar pra mim se tivesse indo na caixa economica as parcelas seriam decrescentes e nao crescentes ja q vcs falam tanto mad nao explicam como vai ser no final se vao recendir ou vou embolsar pq de 1500 te no fim da utima par ela estarei pagando o dobro e dai como fica te agora vcs nao explicar como vai ser fim das parcelas pra nigem de vai ser pq neste ritmo de almentos vcs estão fasendo no final vou estar pagando pro consórcio 150mil como fica explique?????????????????

    1. Olá Marcio, tudo bem?
      Entendemos sua dúvida, mas para que possamos sanar a respeito do seu grupo e a valorização do seu crédito, peço por gentileza que nos informe no privado seu grupo, cota e CPF juntamente com seu telefone de contato com DDD, ou se preferir pode nos informar via whatsapp 11 97590-9985, estamos a disposição. =)

  15. Não gostei de saber que o reajuste também é calculado nas parcelas em atraso. Não achei justo. Uma parcela que era de um mês anterior ser reajustada. E para quem tem dúvida, pasme: Esse ano o reajuste foi de 16%! Entendo que é calculado pelos índices, mas pesou muito mais no bolso.

    1. Olá Rafael, tudo bem?
      Sentimos muito por qualquer falha do nosso atendimento, essas informações são passadas na ata do contrato.
      Se tiver alguma dúvida a respeito do seu contrato pode entrar em contato na área do cliente e solicitar, ou até mesmo pelo whatsapp 11 97590-9985.
      Qualquer dúvida estamos a disposição.

Simule Agora

EM DESTAQUE

Formas de pagamento

Baixe nosso app

Onde Estamos
Uma empresa do grupo
Luiza Administradora de Consórcios Ltda: - CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
Chat Chat