Fale Conosco
Saiba tudo sobre IPCA: o que é o IPCA no consórcio?

Saiba tudo sobre IPCA: o que é o IPCA no consórcio?

Postado em: 30/07/2021  

Fique por dentro das atualizações que garantem a realização do seu sonho e saiba mais detalhes sobre o IPCA no consórcio.

Devido à inflação, do aumento de preço e da valorização de bens, anualmente o Consórcio Magalu faz correções de crédito em suas parcelas de consórcios

O objetivo do reajuste do consórcio é garantir que ao ser contemplado, o consorciado tenha como adquirir o bem ou serviço desejado sem precisar completar a carta de crédito.

Em 2021, pensando sempre no melhor para seus clientes, o Consórcio Magalu alterou o índice utilizado no reajuste do consórcio. Dessa maneira, o IGPM, que até então era o medidor para as correções de crédito, foi substituído pelo IPCA.

O uso do IPCA no consórcio a partir deste ano ocorre pelo aumento muito expressivo do IGPM nos últimos meses, o que causaria, consequentemente, um aumento considerável nas parcelas dos consórcios.

Para esclarecer suas possíveis dúvidas sobre essa mudança e sobre esse indicador calculado pelo IBGE, neste artigo vamos explicar tudo sobre o IPCA no consórcio.

O que é e como funciona o IPCA no consórcio?

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, conhecido como IPCA, é considerado o principal indicador brasileiro da inflação. 

Calculado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ele tem como principal objetivo apontar a variação de preços no comércio para o consumidor final.

O IPCA no consórcio é utilizado como referência na hora do cálculo das correções de crédito, que atualizam os preços das parcelas para certificar que todos os clientes de um grupo de compra compartilhada possuam poder de compra ao ser contemplado com a carta de crédito, independente do momento da contemplação.

Com o reajuste das parcelas e do IPCA no consórcio, é importante frisar e lembrar que sua carta de crédito também aumenta. Assim, quando contemplado, o valor da carta de crédito será maior que o valor contratado no início do plano de consórcio.

Outra coisa que é essencial ter em mente é que, caso você já tenha sido contemplado, mas ainda está pagando as parcelas da sua compra compartilhada, suas mensalidades também irão aumentar. Desse modo, todos os consorciados do grupo conseguem manter seu poder de compra após a contemplação e/ou final do plano.

Saiba quais segmentos da compra compartilhada o IPCA no consórcio influência

O IPCA no consórcio vai substituir o IGPM no cálculo das correções de crédito dos seguintes segmentos: carro, moto, eletro e móveis, caminhões e ônibus, serviços e agro

O reajuste do IPCA no consórcio é feito no mês de outubro e passa a ser válido após a assembleia do mês. Assim sendo, é importante que você que já está dentro ou deseja contratar um plano de consórcio desses segmentos fique atento às mudanças para não ficar perdido diante das novas atualizações de preços.

O reajuste do consórcio de imóvel continua sendo calculado a partir do Índice Nacional de Custo de Construção, o INCC, que aponta a variação de preços de itens utilizados em construções imobiliárias financiadas.

Entenda como calcular IPCA e a sua diferença do IGPM

Antes de aprender a calcular IPCA, vamos explicar brevemente a diferença entre o IPCA e o IGPM.

O IGPM é calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) é um índice de correção cuja finalidade é indicar o reajuste de tarifas públicas, de contratos de prestações de serviços e contratos de aluguéis. Seu cálculo leva em consideração o preço de itens como vestuário, transporte e comida.

Já o IPCA, como apontamos anteriormente, é medido e divulgado pelo IBGE entre os dias 1º e 30 de cada mês do ano.

Para calcular o IPCA, é necessário coletar os valores de produtos em lojas e estabelecimentos de prestação de serviços, concessionárias de serviços públicos (como luz e água), e também o valor da internet.

O cálculo do IPCA é realizado considerando os índices regionais das regiões metropolitanas de 13 capitais brasileiras. Cada região participa desse cálculo com um peso diferente.

O peso das categorias de  produtos e serviços também é diferente, e elas são: alimentação e bebidas; artigos de residência; comunicação; despesas pessoais; educação; habitação; saúde e cuidados pessoais; transportes e vestuário.

O IPCA no consórcio é influenciado por diversos fatores da economia, entre elas: o aumento do dólar; oferta de matéria-prima; crises econômicas; crises sanitárias; questões ambientais, entre muitas outras.

Segurança e confiança na realização dos seus sonhos

O Consórcio Magalu sempre se esforça para oferecer as melhores oportunidades para os brasileiros e quer te ajudar a alcançar diversas metas e realizar seu maior sonho com economia e segurança.

Aqui no Consórcio Magalu você consegue comprar carro, casa, moto, drones agrícolas, decorar sua casa ou estabelecimento comercial, fazer aquela pós ou intercâmbio, investir em uma viagem internacional e muito mais

A maior vantagem é que você não paga juros e nem precisa dar entrada.

Prezamos pela sua saúde financeira e por isso oferecemos os melhores planos de consórcio

Que tal fazer a simulação de qual plano se encaixa melhor com seu orçamento? Baixe também o app do Consórcio Magalu, disponível na Google Play ou na App Store!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

    1. Olá José, tudo bem?
      No sistema de consórcios temos o reajuste anual para que todos tenham o mesmo poder de compra, seguindo o índice IPCA. Este reajuste também pode variar de acordo com o plano contratado.
      Caso você tenha alguma dúvida quanto a isso nos envie seu telefone via whatsapp 11 97590-9885 para entrarmos em contato e esclarecermos tudo!

  1. Quero saber qual a porcentagem que será utilizada para calcular o IPCA, não quero me arrepender de ter feito consórcio...

    1. Olá Deise, tudo bem?
      Para que possamos te passar todas as informações sobre o reajuste peço por gentileza que entre em contato conosco através do nosso WhatsApp 11 97590-9885.

  2. bom dia
    Senhores sou consorciado Magalú e não concordo com o reajuste do valor contratado inicialmente, pois já fui contemplado e já adquiri meu veículo, portanto porque devo pagar reajuste de valores contratados?
    Já adquiri outros veículos através de consórcios do Banco do Brasil e não tem qualquer tido de reajuste, pois o valor contrato e dissolvido nas parcelas contratadas.
    Mesmo não concordando, gostaria de saber como se dá o reajuste, se é pelo saldo devedor ou pelo valor contratado inicialmente.
    Gostaria que enviassem pra mim os cálculos do meu consórcio.
    Obs. não recomendaria a um amigo o consórcio magulu

    1. Olá Donizetti, tudo bem?
      Primeiro queremos te parabenizar pela contemplação =) Vou te explicar um pouquinho como funciona o reajuste, ok?
      Olha, para os contemplados também há o reajuste, no sistema de consórcios temos o reajuste anual para que todos tenham o mesmo poder de compra, seguindo o índice IPCA. Este reajuste também pode variar de acordo com o plano contratado, lembrando que o consórcio é uma poupança compartilhada, desta forma todos os integrantes do grupo que você está possa ter poder de compra.
      Caso você tenha alguma dúvida quanto a isso nos envie seu telefone via whatsapp 11 97590-9885 para entrarmos em contato e esclarecermos tudo!
      E sentimos muito pela sua insatisfação.

  3. Sobre reajuste vc deveriam deixar mas claro que as parcelas não são descritas sobre o valor que pagaremos até o fim do plano e repassar que valor x hoje é um e futuro será outro...deixarei de adquirir por ficar seguro hein real valor a se pagar...

    1. Olá Cleiton, tudo bem? Inicialmente te pedimos desculpa pelo ocorrido, sendo assim vamos te explicar um pouquinho sobre o reajuste ok.
      No sistema de consórcios trabalhamos com o reajuste anual para que todos tenham o mesmo poder de compra, seguindo o índice IPCA. Caso você tenha alguma dúvida quanto a isso nos envie seu telefone via whatsapp 11 97590-9985 para entrarmos em contato contigo! Qualquer dúvida estamos à disposição =)

  4. E mais quando fiz meu contato o gerente disse que não tinha acréscimos e hoje já pago bem mais e disseram e contemplação era bem rápido e até agora só almenta..

    1. Olá Maria, tudo bem?
      Inicialmente, pedimos desculpas por qualquer falha no nosso atendimento, nossa intenção é sempre oferecer a melhor experiência ao nosso cliente. Ainda assim, agradecemos o seu feedback, pois através dele conseguimos melhorar os nossos processos. Temos o reajuste anual para que todos no seu grupo tenha o mesmo poder de compra.
      Caso queira conversar, tirar qualquer dúvida estamos a disposição, você pode nos chamar no nosso chat do Facebook ou ligar na nossa administradora 11 97590-9985, por favor sinta-se livre para entrar em contato conosco.

    1. Olá Jair, tudo bem? Inicialmente te pedimos desculpas pelo ocorrido, pois o reajuste é necessário, vou te explicar um pouquinho sobre o reajuste, ok? No sistema de consórcios trabalhamos com o reajuste anual para que todos tenham o mesmo poder de compra, seguindo o índice IPCA ou INCC. Este reajuste também pode variar de acordo com o plano contratado. Caso você tenha alguma dúvida quanto a isso nos envie seu telefone via whatsapp 11 97590-9985 para entrarmos em contato contigo! Qualquer dúvida estamos à disposição =)

    1. Olá Erivelto, tudo bem? Vamos te explicar um pouquinho sobre o reajuste, ok? No sistema de consórcios trabalhamos com o reajuste anual para que todos tenham o mesmo poder de compra, seguindo o índice IPCA ou INCC. Caso você tenha alguma dúvida quanto a isso nos envie seu telefone via whatsapp 11 97590-9985 para entrarmos em contato contigo! Qualquer dúvida estamos à disposição =)

  5. Se eu for contempla não deveria ter ajuste, pois o valor do meu bem que peguei não vai aumentar, esse consórcio é o único que faz isso depois de contemplado dessa forma é prejuízo fazer esse consórcio.

    1. Olá Luiz, tudo bem? Vamos te explicar um pouquinho sobre o reajuste, ok? No sistema de consórcios trabalhamos com o reajuste anual para que todos tenham o mesmo poder de compra, seguindo o índice IPCA. Este reajuste também pode variar de acordo com o plano contratado. Caso você tenha alguma dúvida quanto a isso nos envie seu telefone via whatsapp 11 97590-9985 para entrarmos em contato contigo! Qualquer dúvida estamos à disposição =)

  6. Estou vendo aqui que as respostas sobre a questão do aumento estão se desviando do que o cliente quer mesmo saber. Se um cliente for contemplado e ainda sofrer aumento após a contemplação, ele vai receber de volta o que pagou a mais sobre a carta de crédito inicialmente contratada e recebida?

  7. Pra quem está com dúvida sobre o reajuste, esse ano foi de quase 8.8% em cima da parcela na qual era 615$ e foi pra 669$. Se todo ano subir desta forma eu vou terminar pagando quase 1.000$ reais em cada parcela, num valor de 30 mil o qual contratei. Lembrando que o ÚNICO contrato que tive acesso até hoje contém apenas 3 páginas e lá mostra que dá primeira a última parcela o valor seria de 615$. Não adianta tentar indagar por aqui porque está mais do que nítido o quanto eles tentar dilubriar as pessoas que só tentam sanar suas dúvidas. Se alguém me perguntar se eu índico, a resposta é NÃO. Infelizmente fechei contrato e em momento algum fui informada sobre esse reajuste, principalmente se o consorciado for contemplado e tiver aumento da mesma forma. "Ah, mas é pra todos terem o poder de compra" (porque é só isso que sabem responder. Dane-se, o reajuste não é algo explicado quando contratado, aceitem a verdade e assumam o erro.

    1. Olá tudo bem?
      Para entendermos melhor o que foi te informado e te orientar sobre o seu consórcio, nos informe seu telefone e seu cpf, que entraremos em contato com você.

    1. Olá, Esrom. Tudo bem?
      Não temos parceria com nenhuma concessionaria ou marca de moto, o consorciado tem autonomia para escolher a marca que optar. (:

Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas