Fale Conosco
Quais os gastos na compra de imóvel?

Quais os gastos na compra de imóvel?

Postado em: 25/04/2023  

O processo de compra de imóvel é um dos momentos mais marcantes na vida de qualquer pessoa, afinal, quem ainda não tem um imóvel próprio sonha com o dia em que terá o seu próprio cantinho.

Entretanto, na busca por casas e apartamentos à venda, a emoção pode te fazer esquecer de um detalhe muito importante: existem outros gastos envolvidos na compra de imóvel que devem ser considerados antes de tomar sua decisão.

Tendo isso em mente, elaboramos este artigo com o objetivo de te explicar quais são essas despesas e como um consórcio para compra de imóvel pode ser um grande aliado para a realização desse sonho.

Quais são as despesas existentes na compra de imóvel?

A compra de imóvel demanda bastante planejamento e organização financeira, pois além do alto valor exigido para a aquisição de casas e apartamentos à venda, um imóvel possui outros custos e taxas que é preciso colocar na ponta do lápis, visto que representam uma boa parte dos gastos totais dessa transação. Acompanhe abaixo quais são eles.

ITBI

O ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) é um tributo cobrado pelas prefeituras das cidades brasileiras sobre a transmissão de bens imóveis, ou seja, no momento de compra e venda de imóveis.

Este tributo deve ser pago pelo comprador do imóvel antes da transmissão do bem para o seu nome e seu valor varia entre cidades. O não pagamento do ITBI pode gerar problemas para o comprador, como a impossibilidade de registrar o imóvel em seu nome.

Escritura pública

A escritura pública é um documento formal que registra a transferência de propriedade de um bem imóvel de uma pessoa para outra e é feita no cartório de registro de imóveis. Esse documento é obrigatório para que o processo de transferência seja legalmente reconhecido. Os valores variam de acordo com o estado e o valor do imóvel envolvido na transação.

Registro do imóvel

O registro do imóvel é feito com base na escritura pública e serve para comprovar, perante a lei, quem é o dono do imóvel. A partir desse registro, o comprador passa a ser o proprietário legal do imóvel, tendo sua propriedade reconhecida pelo Estado e protegida por lei.

Vale lembrar que é necessário ter em mãos a escritura pública de compra e venda (em casos de aquisição à vista), assim como o comprovante de pagamento do ITBI para fazer o registro do imóvel. Os valores também variam de acordo com cada estado.

Avaliação bancária

Em casos de compra de imóvel por financiamento, é necessário realizar uma avaliação bancária. Esse processo é feito por um perito avaliador indicado pelo banco, que visita o imóvel para avaliar suas características físicas, estado de conservação, localização e outros fatores que possam influenciar o seu valor de mercado.

Atente-se ao fato de que a avaliação bancária não pode ser parcelada. Ela é uma despesa única e deve ser paga, independentemente de ser concedido ou não o financiamento. O valor dessa taxa pode variar entre os bancos.

Conheça os planos do consórcio para compra de imóveis

Mudança

Muitos acabam se esquecendo desse gasto, mas a mudança também pode impactar bastante no seu bolso, principalmente se você tiver muitos móveis e itens para serem transportados.

Reformas

Embora você esteja adquirindo um imóvel novo, pode haver a necessidade realizar reformas, reparos ou acabamentos para adaptar o local às suas necessidades e deixá-lo com a sua cara.

Despesas essenciais

Passados os gastos extras na compra de imóvel, é importante se lembrar das despesas fixas que você terá no seu novo lar, como IPTU, condomínio, água e luz. Considerando esses custos, pode surgir a seguinte dúvida entre os compradores: a partir de quando esses gastos se tornam minha responsabilidade?

A resposta para essa pergunta, é que depende do que foi estabelecido no contrato de compra e venda. Sendo assim, é necessário se atentar ao que foi acordado para que você não seja pego de surpresa com esses gastos.

Como se planejar para compra de imóvel?

Neste ponto, você pôde notar que são muitos custos extras envolvidos na compra de casas e apartamentos à venda, e por isso, o planejamento é fundamental para evitar problemas ao longo desse processo. Pensando nisso, separamos algumas dicas rápidas e práticas para te ajudar. Anota aí:

  • Defina o valor máximo que pode ser gasto, levando em conta não só o preço da compra de imóvel, mas também os gastos adicionais que mencionamos anteriormente;
  • Faça uma pesquisa de mercado para encontrar opções que se enquadrem no valor máximo definido e que atendam às necessidades da família, observando também a localização, o tamanho, o número de quartos, etc;
  • Verifique a documentação antes de fechar o negócio para garantir que tudo está em ordem e evitar problemas futuros;
  • Controlar as despesas também é essencial durante o processo de compra de imóvel. Uma boa dica é fazer uma planilha com todos os gastos previstos e efetuados ao longo do processo;
  • Por último, é muito importante analisar as modalidades de crédito para compra do seu imóvel. Financiamentos permitem a aquisição imediata do bem, porém, é preciso passar antes por uma rigorosa análise de crédito e arcar com juros e entrada. O consórcio não tem juros nem entrada e tem condições mais acessíveis.

Confira como o consórcio pode ser vantajoso para compra de imóvel

Casas e apartamentos à venda costumam ter preços muito elevados e nem sempre existe a possibilidade de comprá-los à vista. Por isso, muitas pessoas buscam uma linha de crédito para ajudar a alcançar o sonho de adquirir um imóvel. Assim sendo, separamos as principais características e vantagens de um consórcio para compra de imóvel. Confira:

  • O consórcio não tem juros e não cobra pagamento de entrada, proporcionando mais economia na realização do seu sonho;
  • Até 10% do valor da carta de crédito pode ser utilizado para cobrir os gastos adicionais relacionados à compra do seu imóvel;
  • O cliente tem liberdade para escolher um imóvel novo ou usado, de acordo com a sua preferência, podendo ser uma casa, apartamento, casa na praia, casa no campo, imóvel comercial, imóvel na planta, etc;
  • Você pode utilizar o seu FGTS para compra de imóvel residencial, sendo necessário atender a todos os requisitos estabelecidos pela Caixa Econômica Federal;
  • Mensalmente possui a chance de ser contemplado(a) via sorteio realizado pela Loteria Federal. Caso deseje aumentar as chances de obter a carta de crédito mais rapidamente, você pode fazer ofertas de lances;
  • A carta de crédito é atualizada regularmente seguindo os índices de mercado, para que você não perca seu poder de compra;
  • Contrato digital: a assinatura do contrato não tem a necessidade de comparecer ao cartório, pois inclusive o registro em cartório é realizado digitalmente. Muito utilizado quando o imóvel possui vários vendedores em localidades diferentes, pois podem assinar de onde estiverem.
  • Alienação de imóvel Rural: grande parte das administradoras não aceitam imóvel rural como garantia, aqui aceitamos, desde que atenda aos nossos critérios.
  • Avaliação do Engenheiro: normalmente, as administradoras e bancos repassam o custo da avaliação para que o cliente pague, aqui não realizamos essa cobrança.
  • O consórcio para compra de imóvel permite um planejamento financeiro mais seguro e controlado, uma vez que você tem previsibilidade do valor das suas parcelas.

Economize na aquisição do seu imóvel com o Consórcio Magalu

Percebeu como o consórcio para compra de imóvel é uma excelente alternativa para viabilizar a compra de imóveis? Conte com toda a experiência do Consórcio Magalu para realizar esse sonho de maneira segura e com economia. 

Faça uma simulação e analise qual plano possui as melhores condições para o seu orçamento.

Baixe o aplicativo do Consórcio Magalu pela Google Play ou App Store e acesse as informações do seu plano na palma da sua mão.

Em síntese, explicamos neste artigo quais são os gastos extras envolvidos na compra de imóvel para que você possa se planejar melhor para essa aquisição. Acesse já o nosso blog e fique por dentro das últimas novidades do mundo dos consórcios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas