Fale Conosco
Dia do cinema brasileiro: confira filmes sobre finanças para refletir e se inspirar

Dia do cinema brasileiro: confira filmes sobre finanças para refletir e se inspirar

Postado em: 20/06/2023  

No dia 19 de junho, é comemorado o dia do cinema brasileiro, uma data muito importante que celebra a história cinematográfica do país, e que também destaca suas contribuições para a nossa cultura.

Nesta ocasião, são realizadas diversas atividades que evidenciam o cinema no Brasil e os cineastas do nosso país, como exibições de filmes brasileiros, palestras e outros eventos, que ajudam a ressaltar a importância do audiovisual como um meio de expressão cultural e artística.

Com base nesse contexto, iremos aproveitar a oportunidade para te apresentar filmes do cinema brasileiro que falam sobre finanças, com o objetivo de contribuir com o seu conhecimento sobre esse assunto e para melhorar a sua relação com o dinheiro. Acompanhe a leitura.

Conheça um pouco da história do cinema brasileiro

A escolha do dia 19 de junho para celebrar o dia do cinema brasileiro não foi por acaso. Nesse dia, no ano de 1898, Antonio Segreto registrou as primeiras filmagens da Baía de Guanabara, e desde então, esse dia ficou marcado na história.

Outro cineasta importante dessa época que contribuiu bastante com o cinema no Brasil foi Adhemar Gonzaga, que fundou a Cinédia em 1930, uma das primeiras grandes produtoras de filmes no país. Segreto e Gonzaga foram fundamentais para o desenvolvimento e popularização das mídias audiovisuais.

Por fim, graças às contribuições dos cineastas pioneiros, na atualidade temos grandes produções que foram ganhadoras de diversos prêmios no meio artístico audiovisual. Dentre os artistas e suas obras, podemos destacar Fernando Meirelles (Cidade de Deus), Walter Salles (Central do Brasil) e José Padilha (Tropa de Elite). 

Cinema brasileiro: veja 5 recomendações de filmes sobre finanças

Aproveitando que estamos falando sobre o cinema no Brasil e suas contribuições para a cultura do país, nada mais justo do que apresentar ótimas recomendações de filmes sobre finanças para ajudar a desenvolver sua educação financeira, ao mesmo tempo que te introduz mais no universo do cinema brasileiro. Confira a seguir.

O Homem que Copiava

Iniciando a nossa lista de filmes sobre finanças do cinema brasileiro, temos O Homem que Copiava. Esse filme conta a história de André, um rapaz insatisfeito com a vida que trabalha operando uma máquina de fotocópias.

André é apaixonado por sua vizinha e decide tentar impressioná-la. Para isso, ele utiliza dos seus conhecimentos de copiador e começa a falsificar cédulas. Após ter feito isso, André precisará lidar com as consequências de seus atos para descobrir o verdadeiro valor do dinheiro.

O Homem que Copiava é um filme que explora questões como a ambição financeira, oferecendo uma reflexão sobre a incessante busca por atalhos para se alcançar o que se deseja.

Conquiste seu objetivo de maneira planejada com o Consórcio Magalu

Vips

Em Vips, é retratada a vida de Marcelo, um jovem que sonha em ser piloto de avião. Porém, para concretizar esse objetivo, ele resolve ir por caminhos errados, usando identidades falsas e aplicando golpes, se passando por outras pessoas para ter acesso ao que ele quer.

Podemos perceber que Vips traz à tona como a ganância do ser humano pode fazê-lo tomar medidas extremas para se obter benefícios financeiros ao seu favor, sacrificando sua integridade em troca de recursos financeiros e status social.

Um Homem Qualquer

A terceira recomendação de filme do cinema brasileiro é Um Homem Qualquer, que narra a vida de Jonas, um homem angustiado pela falta de emprego e com sua vida na cidade. Em busca por novas motivações para sua vida, ele começa a considerar a possibilidade de tomar rumos inadequados.

Um Homem Qualquer é um filme que mostra como a situação de desespero financeiro leva o indivíduo a procurar por soluções rápidas para resolver seu problema, mesmo que envolva atos ilícitos.

Até que a Sorte nos Separe

Até que a Sorte nos Separe é uma comédia brasileira que acompanha a vida de Tino, um homem simples que vê sua vida mudar da noite para o dia ao ganhar na loteria. Tino e sua esposa, Jane, passam a desfrutar de uma vida sem limites para o esbanjamento, até que começam a enfrentar sérios problemas devido às más decisões com o uso do dinheiro.

 

Sem dúvidas, esse é um dos filmes da lista que mais evidenciam como a falta de conhecimento básico de educação financeira pode fazer com que até uma quantidade de dinheiro expressiva se esgote em pouco tempo.

Estômago

Por último, encerramos com o filme do cinema brasileiro Estômago, que conta a história de Raimundo Nonato, um nordestino que se mudou para a cidade grande em busca de melhores condições de vida. 

Ele começa a trabalhar como faxineiro em um bar, mas logo descobre que sua real vocação é como cozinheiro. Graças ao seu talento culinário, Raimundo se destaca e é contratado para trabalhar em um restaurante e consegue melhorar sua condição de vida de maneira honesta.

Resumindo, não existem atalhos ou soluções mágicas para se alcançar o sucesso financeiro. A construção de patrimônio e estabilidade financeira requer tempo, paciência e escolhas conscientes e responsáveis com o dinheiro, de modo a evitar cair em falsas promessas ou armadilhas que te tragam um grande estresse financeiro.

Como um consórcio também pode auxiliar no seu aprendizado financeiro?

Além dos filmes sobre finanças, o consórcio é outro grande aliado quando se trata de utilizar o dinheiro de maneira inteligente. Essa modalidade te dá acesso à aquisição de bens ou serviços de alto valor, por meio de um sistema de compra compartilhada, no qual os participantes devem contribuir com pagamentos mensais.

Seguindo esse raciocínio, ao contratar um consórcio, ele se torna uma obrigação financeira mensal que você deve honrar para conseguir alcançar algum objetivo específico, como comprar um imóvel e sair do aluguel ou adquirir um veículo, por exemplo.

No entanto, o consórcio não se resume apenas a isso. Existem diversos outros sonhos que podem ser realizados por meio dessa opção e você pode usufruir de muitos benefícios ao fazer essa escolha. 

Algumas das vantagens de fazer um consórcio

Confira a seguir algumas das inúmeras possibilidades que um consórcio pode te proporcionar:

  • Você pode adquirir imóveis, veículos, móveis, eletrodomésticos, cirurgias plásticas e mais uma infinidade de outros bens e serviços sem a necessidade de pagar juros ou dar entrada;
  • Na hora de contratar um dos planos do consórcio, você tem autonomia para escolher os parâmetros conforme fiquem ideais para o seu bolso, como definir o prazo para pagamento e até o valor das suas mensalidades;
  • O consórcio facilita a compra de bens e serviços de valor mais elevado, pois estimula a sua organização financeira de reservar uma quantia específica do seu orçamento para essa finalidade;
  • Os integrantes de consórcio podem dar lances para antecipar o recebimento da carta de crédito, e assim, conquistar suas metas mais rapidamente;
  • Por fim, o consórcio oferece flexibilidade para utilizar o crédito, onde pode ser escolhido um bem novo ou usado, conforme o segmento escolhido e dentro dos parâmetros estabelecidos pelo seu contrato.

Realize suas metas sem prejudicar suas finanças com o Consórcio Magalu

Após ver as dicas de filmes sobre finanças e entender melhor como um consórcio também pode contribuir com essa causa, você agora tem todas as ferramentas necessárias para aprofundar seu conhecimento nesse assunto.

Com isso ao seu favor, você já pode começar a planejar a conquista da sua próxima meta, não importa qual seja, pois o Consórcio Magalu É PRA TUDO!

Sendo assim, faça uma simulação dos planos e decida qual sonho você deseja concretizar primeiro. Aproveite a oportunidade para baixar o nosso aplicativo no Google Play ou App Store.

Você chegou ao fim deste conteúdo, abordamos acerca da história do cinema brasileiro, apresentamos dicas de filmes sobre finanças e finalizamos mostrando como um consórcio pode contribuir para um planejamento financeiro mais organizado. 

Aprofunde ainda mais neste assunto acessando outros artigos como este em nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas