Se você está planejando adquirir um imóvel, sabe que existem diversas opções no mercado pelas quais você pode optar, como fazer um consórcio de imóvel, adquirir através de financiamento ou até alugar um.
Porém, é muito comum que nessas horas você se questione: é melhor alugar imóvel, financiar imóvel ou fazer um consórcio de imóvel? Cada uma dessas alternativas tem seus prós e contras, a depender das suas necessidades atuais.
Considerando essas informações, discutiremos neste artigo como fazer um consórcio de imóvel e apresentaremos as vantagens e desvantagens das opções mencionadas, de modo a te orientar a fazer uma escolha mais consciente e adequada à sua situação. Vamos lá?
Assim como fazer um consórcio de imóvel, a opção de financiar também é bem conhecida dentre as existentes no mercado. Nela, o cliente toma crédito emprestado com instituições financeiras para adquirir o imóvel desejado, mediante pagamento de parcelas durante um determinado prazo. Veja a seguir as vantagens e desvantagens dessa alternativa.
O cliente que opta por fazer um financiamento imobiliário, conta com as seguintes vantagens:
Em contrapartida, as desvantagens para quem resolve fazer um financiamento de imóvel são as seguintes:
Por sua vez, alugar imóvel é uma opção escolhida por quem não quer ou não possui condições financeiras de fazer a aquisição de um bem de alto valor como este. A pessoa procura o local de interesse e negocia com a imobiliária ou dono do imóvel o valor do aluguel. Acompanhe os prós e contras a seguir.
Quem decide alugar imóvel, poderá usufruir dos seguintes benefícios:
Por outro lado, alugar imóvel também tem os seus contras. Veja abaixo quais são eles:
Enfim, chegou o momento de explicar sobre o funcionamento do consórcio de imóvel. Essa é uma modalidade de compra compartilhada, onde pessoas se unem em grupos e contribuem mensalmente para a formação de uma poupança comum, destinada à compra de um imóvel. Confira as vantagens e desvantagens.
Agora, se tratando do consórcio de imóvel, os optantes desse serviço usufruem das seguintes vantagens:
Já a respeito das desvantagens da compra compartilhada, podemos destacar:
Após ver todas essas vantagens do consórcio em relação às outras opções apresentadas, certamente você ficou curioso(a) para descobrir como fazer um consórcio de imóvel, não é mesmo? Não se preocupe, pois é mais simples do que você imagina.
O primeiro passo que você deve tomar é fazer uma simulação dos planos. Selecione o valor de crédito que deseja contratar, que seja compatível com o valor do imóvel que você quer adquirir.
Feito isso, escolha o prazo para pagamento. O simulador irá apresentar diversas alternativas com diferentes valores de parcela, e você tem a autonomia de decidir por aquele que for ideal para o seu bolso.
Por fim, é só entregar a documentação exigida pela administradora, assinar o seu contrato e pronto, você agora é um(a) consorciado(a) e está mais próximo(a) de realizar o sonho de comprar seu imóvel.
Viu só como fazer um consórcio de imóvel pode ser mais vantajoso do que você pensava? Para realizar um sonho tão importante como esse, é fundamental contar com uma administradora confiável e segura como o Consórcio Magalu.
Com mais de 30 anos de experiência no mercado e fazendo parte do Grupo Magazine Luiza, o Consórcio Magalu é a escolha ideal para conquistar seu imóvel com toda a segurança necessária e aproveitando os melhores preços.
Sendo assim, utilize seus conhecimentos sobre como fazer um consórcio de imóvel e realize esse grande objetivo sem precisar comprometer toda a sua renda.
Faça uma simulação dos planos e aproveite os melhores prazos e condições que só o Magalu tem.
Se quiser, você pode fazer todo o procedimento através do nosso aplicativo, além de poder ficar por dentro de tudo sobre o seu consórcio de um jeito mais prático. Baixe agora mesmo pelo Google Play ou App Store.
De maneira resumida, neste artigo você conferiu sobre alugar, financiar e como fazer um consórcio de imóvel, sendo esta última opção a mais acessível financeiramente. Acesse diversos outros conteúdos como este no blog do Consórcio Magalu.