Fale Conosco
Consórcio Magalu dá 5 dicas para economizar mais e equilibrar a sua vida financeira

Consórcio Magalu dá 5 dicas para economizar mais e equilibrar a sua vida financeira

Postado em: 29/10/2022  

Economizar mais, estar com as dívidas quitadas, fechar o mês no azul, é uma excelente ideia, não é mesmo? Embora possa parecer uma tarefa difícil, existem hábitos de educação financeira que você pode adotar no seu dia a dia para ajudar com essa tarefa.

Evitar gastos desnecessários por exemplo, é uma das formas de cuidar melhor das suas finanças pessoais, afinal, é extremamente importante conseguir separar uma parte da sua renda para destinar ao seu lazer, sonhos futuros, investimentos, entre outros.

Pensando nisso, trazemos neste artigo cinco dicas para te ajudar a economizar mais e práticas que você pode incluir no seu dia a dia para ter mais controle sobre as suas finanças pessoais. Acompanhe a leitura!

A mudança de hábitos é fundamental para economizar mais

Controlar melhor o seu dinheiro não é apenas uma questão de economizar mais até o fim do mês, trata-se de benefícios que vão além do financeiro, pois essa ação contribui para uma melhor qualidade de vida, ajuda na realização de metas e te prepara para lidar com momentos imprevistos e emergências.

No entanto, infelizmente, esse não é um hábito muito comum na vida dos brasileiros. Os dados de uma pesquisa feita em 2021 pela Leve, fintech de educação financeira, apontou que mais da metade dos entrevistados não sabe fazer um planejamento financeiro para o futuro, isso ressalta o impacto da falta de educação financeira no currículo escolar.

O desconhecimento desse assunto leva as pessoas a gastarem além do que possuem e fazerem péssimas escolhas, causando um aumento do endividamento e da desigualdade social, e, consequentemente, um impacto negativo em suas vidas e sentimento de pessimismo em relação ao futuro.

O que é educação financeira?

A educação financeira é um conjunto de hábitos que, aplicados de maneira consistente, permitem administrar as suas finanças pessoais de maneira mais inteligente e consciente. Isso significa que você passará a ter o controle do seu dinheiro e conseguirá usá-lo de maneira mais proveitosa.

Podemos fazer uma analogia de que, a educação financeira é uma espécie de “lupa”, que  permite a pessoa a enxergar mais facilmente o fluxo da sua renda mensal: o quanto entra de proventos e o quanto sai de despesas. 

Pode parecer algo simples, mas esse é um dos passos fundamentais para mudar a sua realidade financeira. É nesse momento que você percebe com mais clareza que pode evitar gastos desnecessários, cortando ou diminuindo aquilo que não tem usado com tanta frequência, como planos de streaming de filmes, músicas, delivery, etc.

Seguindo essas ideias, você começa a economizar mais, o que ajuda a se proteger de riscos futuros, e ainda consegue se planejar melhor para realizar os sonhos que ficaram guardados na gaveta. 

Confira 5 dicas para economizar mais 

Como você viu anteriormente, educar financeiramente é imprescindível para ter uma vida mais satisfatória e realizar sonhos, e para ficar ainda mais fácil de entender, separamos cinco dicas que você pode incluir no seu cotidiano para economizar mais e evitar gastos desnecessários. Anota aí!

Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo

Uma das grandes vantagens de criar metas futuras é que essa ação estimula seu comprometimento, uma vez que você precisará fazer planejamentos e alguns sacrifícios no presente para alcançar esses objetivos mais a frente.

Metas de curto prazo são aquelas que você consegue realizar em até um ano, como criar uma reserva de emergência, melhorar sua qualificação através de um curso, fazer uma reforma.

Metas de médio prazo, por sua vez, são objetivos que levam em média até cinco anos para serem alcançados: a compra de um veículo, viagem internacional, festa de casamento.

Metas de longo prazo, por fim, demandam um prazo acima de cinco anos, e são metas que exigem maior dedicação e disciplina: comprar um imóvel, se aposentar, conquistar a independência financeira.

Concretize grandes objetivos sem pesar no seu orçamento com os planos do Consórcio Magalu

Utilize a regra 50/30/20

O método 50/30/20 é uma forma de organizar os seus recursos mensais de acordo com as suas prioridades, assim fica mais fácil de equilibrar as suas finanças pessoais e entender para onde o seu dinheiro está indo. Entenda melhor abaixo como consiste essa separação:

  • 50% da sua renda para custos fixos (luz, água, internet, aluguel, supermercado, etc). Vale ressaltar que aqui só entram gastos essenciais para a sua sobrevivência, portanto, analise as despesas que podem ser cortadas ou enxugadas dessa parte.
  • 30% da renda para gastos variáveis, ou seja, o que não entrou na lista anterior e pode ser visto como um custo dispensável ou não essencial (Tv a cabo, streaming de filmes, séries e música, delivery de comida, entre outros). 
  • 20% da renda mensal para montar sua reserva de emergência e realizar projetos pessoais, em outras palavras, esse valor é o que irá te proporcionar tranquilidade em momentos de urgência, e o que possibilitará tirar os sonhos do papel. 

Lembrando que a ideia não é deixar a vida sem graça, afinal de contas, pedir um lanche que você gosta ou assistir a uma série pode ajudar a esquecer um pouco do estresse e problemas do dia a dia. O ponto é saber dosar e definir o que realmente é útil para você e conseguir economizar mais, pensando também no amanhã.

Acostume-se a viver um degrau abaixo

Outra estratégia que colabora para economizar mais é a de viver um degrau abaixo. Ela funciona da seguinte maneira: imagine que sua renda seja de R$ 2 mil. O que você precisa fazer é conseguir viver como se ganhasse menos do que esse valor.

Para manter o foco e a determinação com essa tarefa, lembre-se de que você estará abrindo mão de alguns prazeres no presente, para poupar dinheiro, investi-lo, e poder conquistar diversos sonhos e ter ainda mais qualidade de vida no futuro.

Reavalie seus gastos

Considerando as dicas anteriores, a ideia aqui é reavaliar os seus gastos e reduzir ou cortar o que é desnecessário. Assim, você consegue economizar mais, definindo o que é realmente essencial no seu cotidiano e o que é supérfluo.

Encontre um método para registrar as suas finanças pessoais

Para simplificar o processo de registrar os seus recursos financeiros, você pode utilizar algum tipo de ferramenta como planilhas, bloco de notas ou aplicativos de finanças, de modo que você consiga acompanhar os seus ganhos e gastos mensais com mais facilidade.

Alcance grandes realizações com o Consórcio Magalu

Você já conhece os tipos de sonhos que pode realizar através dos planos do Consórcio Magalu? São inúmeras as opções que você tem à sua disposição:

Ah, e a ótima notícia é que você consegue economizar mais ainda porque o consórcio é sem entrada, sem juros e você define o quanto consegue pagar, escolhendo o plano mais alinhado com seu objetivo e realidade financeira. 

Além disso, dependendo do segmento, você pode dar um lance com FGTS (imóvel), carro ou moto (veículos) para aumentar suas chances de ser contemplado mais rápido. 

Assim sendo, não perca mais tempo, realize os seus sonhos com a administradora que mais contempla e que se destaca como a melhor do setor no país! Faça uma simulação agora mesmo e conheça os nossos planos.

Baixe o nosso aplicativo na Google Play ou na App Store e fique por dentro das nossas novidades sobre consórcios.

Você acompanhou neste artigo cinco dicas para economizar mais e hábitos de educação financeira que contribuem para um melhor controle das finanças pessoais. Esperamos que essas informações tenham sido bastante úteis e que ajudem você a garantir uma boa saúde financeira. Acesse o nosso blog para conferir mais conteúdos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas